VOLTAR

Relatório técnico atualizado (março de 2021) sobre desmatamento e invasões em sete terras indígenas na Amazônia brasileira.

FAÇA O DOWNLOAD

Tamanho: 3.35 MB  |  Formato: PDF

O relatório apresenta dados atualizados sobre o desmatamento nas Tis Araribóia, Karipuna, Kayapó, Munduruku, Trincheira Bacajá, Uru-Eu-Wau-Wau e Yanomami, evidenciando a dinâmica das invasões e como isso vulnerabiliza e coloca os indígenas em risco de contaminação. O pressuposto adotado nesta análise considera que nas TIs em que há a presença de invasores, existe o risco real de que eles disseminem a covid-19 entre a população indígena. Nas TIs Araribóia, Kayapó, Uru-Eu-Wau-Wau e Yanomami, esse risco ameaça, ainda, os indígenas que vivem em isolamento voluntário, os quais não serão vacinados.

O documento é uma atualização do Relatório Técnico Sobre o Risco Iminente de Contaminação de Populações Indígenas pelo Novo Coronavírus em Razão da Ação de Invasores Ilegais e demonstra que os dados de desmatamento e invasão nas sete TIs pioraram entre julho de 2020 e março de 2021.