VOLTAR

Povos indígenas são avaliados

A Crítica, p. C-4 (Manaus - AM)
11 de Abr de 2002

Três grandes programações serão realizadas em Manaus de 15 a 21 deste mês para discutir a realidade indígena na Amazônia brasileira. Em paralelo, uma série de atividades envolvendo palestras e exposições culturais sobre os povos indígenas estão sendo desenvolvidas em escolas dos níveis fundamental, médio e de terceiro grau. A grande movimentação em torno da questão indígena este ano revela de, um lado, uma onda de interesse dos diferentes setores da sociedade em relação aos indígenas e, de outro, o momento político ora vivenciado pelo movimento indígena que vem conseguindo colocar-se como parte da agenda dos grandes temas nacionais e regionais.

No dia 15, às 8h, o reitor da Universidade do Amazonas, Hidembergue Frota, fará a abertura oficial da Semana dos Povos Indígenas, organizada pela instituição por meio do Museu Amazônico. Até o dia 19, quando se comemora na América Latina o "Dia do Índio", o Museu Amazônico terá oficinas de desenho e pintura, inauguração da Sala Étnica, com música e dança do povo Tuyuca, workshop - "Fotografia antropologia visual: o homem através da imagem", que se estenderá até o dia 20. O diretor do museu, professor-doutor Luís Balkar Sá Peixoto Pinheiro, diz que a iniciativa da UA tem o objetivo de contribuir para difundir e preservar a memória dos povos indígenas da Amazônia, por meio dos mitos, cantos ritos e documentação visual desses povos. O Museu Amazônico funciona na rua Ramos Ferreira, 1036, Centro.

Elaborada para funcionar como encontro de trabalho, com a constituição de cinco grupos que deverão produzir documentos-propostas nas áreas de Saúde; Educação; Etnodesenvolvimento; Política e Movimento Indígena; e Biodiversidade e Propriedade Intelectual, a Semana dos Povos Indígenas "Direitos e Cidadania", vai reunir, de 15 a 19, no Centro de Treinamento Padre José de Anchieta (Cepan), avenida Perimetral D, 1984, ao lado da Seduc, Japiim II, Zona Sul, cerca de 150 pessoas das quais 100 lideranças indígenas dos Estados da Amazônia.

Promovida pela Secretaria de Estado de Governo, por meio da Fundação Estadual de Política Indigenista do Amazonas (Fepi), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Projetos Demonstrativos dos Povos Indígenas (PDPI), UA, Fundação Nacional do Índio (Funai/AM), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Instituto Socioambiental (ISA), Assembléia Legislativa do Estado (ALE/Comissão de Assuntos Indígenas), Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejusc).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.