VOLTAR

Índios ameaçam com ação guerreira

O Globo, Economia, p. 26
04 de Nov de 2009

Belo Monte: Índios ameaçam com 'ação guerreira'

Índios se reúnem na bacia do Rio Xingu, no Mato Grosso, em mais um dia de protesto contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. Ontem, a manifestação incluiu cerca de 212 lideranças de 15 diferentes etnias. Hoje, uma comissão de cinco índios entrega carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, repudiando o parecer técnico da Fundação Nacional do Índio (Funai). Na carta, os índios pedem que o governo cancele a obra.

Caso o pedido não seja aceito, eles ameaçam com uma "ação guerreira", o que "colocará a vida dos operários e indígenas em risco, e o governo será responsabilizado". Para os índios, o processo de licenciamento ambiental está violando seu direito constitucional.

O Globo, 04/11/2009, Economia, p. 26

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.