VOLTAR

SDS e IODICE agregam valor aos produtos da floresta no Amazonas

SDS - www.sds.am.gov.br
Autor: Nívia Rodrigues
20 de Abr de 2010

Governo do Amazonas investe na arte e cultura de artesãos das Unidades de Conservação do Estado Agregar valor às matérias-primas extraídas da floresta faz parte da política ambiental do Governo do Amazonas, que trabalha valorizando sempre a cultura local. Foi partindo desses princípios, que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) em parceria com a grife IODICE, construíram um projeto de geração de renda nas Unidades de Conservação do Estado. Na semana passada, o designer Alexandre Iodice esteve em Manaus e acertou os detalhes com a titular da SDS, Nádia Ferreira.

O projeto, denominado AMA - A Moda no Amazonas tem o objetivo de divulgar a conservação da biodiversidade e o conhecimento tradicional associado ao uso sustentável dos recursos naturais dessas reservas. Uma das novidades será um workshop para estilistas locais intitulado de "Processo Criativo para Moda Sustentável", a ser realizado nos dias 27, 28 e 29 de maio, com 20 horas de duração. O evento contará com a participação de Waldemar Iodice, com um público estimado em 40 estilistas. Ao final, cada participante desenvolverá um figurino para uma exposição em São Paulo. Os estilistas interessados podem acessar o site www.sds.am.gov.br clicar no link Projeto AMA, fazer o cadastro e aguardar a confirmação da inscrição.

Para a secretária, é uma novidade bem vinda a geração de renda a partir dos produtos que a natureza oferece, alinhando moda à conservação da biodiversidade. "A sustentabilidade está em todos os setores. A troca de conhecimentos entre os estilistas do Amazonas com a IODICE proporcionará oportunidades de acenar novos mercados, compartilhando novas experiências com uma marca de visibilidade nacional e internacional como a IODICE", declara Nádia Ferreira.

No que diz respeito ao trabalho que será desenvolvido com os artesãos de bijuterias, Alexandre Iodice, explica que trará especialistas em confecção de semi-jóias para agregar valor ao produto local, no sentido de acabamento. "Queremos desenvolver essas pessoas para atender ao mercado nacional. Nós já estamos utilizando e tenho certeza que vale a pena esse investimento", declara Iodice.

A parceria gerou também a criação de um fundo de arrecadação direcionado à comunidade da Reserva Extrativista (Resex) de Rio Gregório, localizada no município de Eirunepé (a 1.160 quilômetros de Manaus), Unidade de Conservação onde moram 200 famílias. Os recursos para esse fundo serão obtidos com a venda de um livro: "A Moda no Amazonas" - a ser lançado ainda em 2010 -, e parte da venda de objetos produzidos com matéria prima local. A renda será aplicada em ações de infraestrutura comunitária, a partir das decisões da comunidade.

O livro, "A Moda no Amazonas", será elaborado na versão português/inglês com ênfase nas potencialidades das Unidades de Conservação e nos atrativos do Estado.

Como surgiu o projeto?

Em novembro de 2009, os designers Valdemar Iodice e Alexandre Iodice estiveram em Manaus, acompanhados de seus estilistas para conhecerem um pouco mais da região. Na ocasião, visitaram a SDS, onde reuniram com a titular da pasta Nádia Ferreira. Eles também visitaram a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, e, sensíveis à arte e convictos do grande potencial do Estado no segmento da moda, ficaram encantados com o trabalho dos artesãos daquela região.
"Este será um esforço integrado envolvendo inúmeros indivíduos. É preciso mapear questões de biodiversidade relevante em cada realidade local, estruturar a ação em torno dos diferentes segmentos diretos e indiretamente envolvidos, dividindo a cadeia produtiva das matérias primas em pólos de produção e estoque, estabelecendo um processo organizacional em cada Município do Estado", explica Nádia Ferreira, titular da SDS.
De acordo com a secretária, a expectativa de aproximação com essa marca de renome nacional e internacional, é gerar transferência de tecnologia. "Que esse processo criativo possa expandir abrindo uma janela de possibilidades nesse segmento no Amazonas", diz a secretária.
No projeto constam ainda outras atividades como realizar exposição da coleção IODICE Amazonas, nos arredores do Teatro Amazonas, durante o segundo semestre de 2010. O objetivo é alcançar as associações de estilistas, empresas de moda e câmeras de comércio no Brasil e exterior até dezembro de 2010.

http://www.sds.am.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.