VOLTAR

Cerca de 1,7 mil candidatos fizeram a prova do Vestibular Indígena Unicamp-Ufscar 2024

Unicamp - unicamp.br
Autor: Juliana Sangion
15 de Jan de 2024

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) aplicou no último domingo, 14 de janeiro, a prova do Vestibular Indígena 2024, unificado entre Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e Unicamp. No total, 1.699 estudantes realizaram a prova, que foi aplicada em seis cidades do país: Campinas (SP), Campo Grande (MS), Recife (PE), Santarém (PA), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). A Comvest registrou uma queda nos índices de abstenção em relação à edição anterior, que diminuiu de 50% para 49%. Dos 3.350 inscritos, 1.651 não compareceram para realizar a prova. Nas cidades com maior número de inscritos, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga, ambas no Amazonas, os índices registrados foram menores do que a abstenção geral: 45,1% e 46,9% respectivamente. A tabela com os índices por cidade está disponível na página da Comvest na internet.

Pela primeira vez, a Unicamp realizou a prova no Pará, na cidade de Santarém. Dos 180 inscritos, 53 compareceram para fazer o exame, segundo a Comvest. Já em Campo Grande (MS), outra nova cidade de aplicação incluída nesta edição do Vestibular Indígena, compareceram 15 candidatos, dos 76 que haviam feito a inscrição. O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, afirmou que a realização da prova no Pará veio de uma demanda de parte dos estudantes da própria Unicamp. "Assim, permitimos que outros povos tenham acesso ao vestibular indígena. Apesar de alta, a abstenção é uma característica do próprio exame, considerando as distâncias e dificuldade de os estudantes chegarem até os locais de provas", disse.

De acordo com o diretor, que coordenou a aplicação da prova em Santarém, o exame foi também uma oportunidade para ouvir demandas e sugestões dos estudantes do Pará. "Conversamos com os candidatos, e eles puderam nos trazer importantes aspectos das características de sua educação e nos contar sobre a importância de buscarem uma universidade como a Unicamp", afirmou.

A prova aplicada está disponível para consulta na página da Comvest. O gabarito será divulgado no decorrer desta semana. O exame foi composto de 50 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões); e de uma Redação.

Segundo o diretor da Comissão de Vestibulares, o exame aplicado pode ser considerado bastante contextualizado, dentro do contexto dos estudantes indígenas, que tem sido uma importante característica da prova da Unicamp. "Uma das propostas de Redação pedia que os estudantes se posicionassem, por meio de um texto em rede social, em relação a sua própria exposição, em defesa de sua cultura e contra o discurso de ódio que, muitas vezes, pessoas indígenas recebem nas redes sociais", destacou José Alves.

Os temas abordados nas questões foram, segundo a análise da Comvest, bastante contemporâneos, incluindo cálculos relacionados ao crescimento da população indígena a partir de dados do IBGE e assuntos como feminismo indígena e a Constituição na língua nheengatu. "Isso demonstra a atualidade do Vestibular Indígena Unicamp UFSCar e como ele está em debate com as pautas atuais dos movimentos dos povos originário no Brasil", disse José Alves.

Divulgação dos aprovados

A Comvest irá divulgar a primeira chamada de convocados para matrícula no dia 5 de fevereiro, em sua página eletrônica. A matrícula dos convocados nesta chamada deverá ser realizada de maneira online, das 9 às 17 horas do dia 6 de fevereiro, pela internet, na página da Comvest. A segunda chamada será divulgada no dia 9 de fevereiro. Estão previstas até cinco chamadas.

Na Ufscar, essa é a 17ª edição da modalidade de ingresso para estudantes indígenas, e, na Unicamp, a sexta. A Unicamp oferece 130 vagas, distribuídas em todos os cursos da Universidade, e a Ufscar oferece até duas vagas em 65 diferentes opções de cursos.

Calendário - Vestibular Indígena 2024

Divulgação dos convocados para matrícula em 1ª chamada, na página da Comvest: 5/02/2024, às 18 horas

Matrícula online dos convocados em 1ª chamada, a partir da página da Comvest: Das 9 horas às 17 horas do dia 6/02/2024

Divulgação dos convocados para matrícula em 2ª chamada, na página da Comvest: 09/02/2024, às 18 horas

Matrícula online dos convocados em 2ª chamada, a partir da página da Comvest: Das 9 horas às 17 horas do dia 15/02/2024

Divulgação dos convocados para matrícula em 3ª chamada, na página da Comvest: 20/02/2024, às 18 horas

Matrícula online dos convocados em 3ª chamada, a partir da página da Comvest: Das 9 horas às 17 horas do dia 21/02/2024

https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2024/01/15/16-mil-candidatos-fi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.