VOLTAR

Procuradoria entra com ação contra usina no Rio Tapajós

O Globo, Economia, p. 28
27 de Set de 2012

Procuradoria entra com ação contra usina no Rio Tapajós

Cleide Carvalho
cleide.carvalho@sp.oglobo.com.br

O Ministério Público Federal ingressou ontem com ação na Justiça Federal de Santarém (PA), pedindo a suspensão do licenciamento da usina hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, no Rio Tapajós, no Oeste do Pará. Segundo os procuradores, o licenciamento é irregular porque os procedimentos foram iniciados por Ibama, Aneel, Eletronorte e Eletrobras sem consulta prévia aos povos indígenas e ribeirinhos afetados, e sem que fossem feitas Avaliações Ambientais Integrada e Estratégica.
Os estudos são obrigatórios porque estão previstas outras seis hidrelétricas na bacia do Tapajós, diz o MPF. Na ação, o MPF lembra que os povos indígenas e os ribeirinhos devem ser consultados, pois são protegidos pela Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da qual o Brasil é signatário.
Além de terras indígenas e de ribeirinhos, a bacia do Tapajós tem áreas de proteção e conservação ambiental. Como informou O GLOBO no último domingo, sete das 23 novas usinas projetadas pelo governo na Amazônia ficam em áreas intocadas da floresta.

O Globo, 27/09/2012, Economia, p. 28

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.