VOLTAR

PDPI comemora indicação de Lula

A Crítica-Manaus-AM
15 de Dez de 2002

O gerente técnico do Projetos Demonstrativos dos Povos Indígenas (PDPI), Gersem dos Santos Luciano, comemorou a confirmação do nome da senadora Marina Silva (PT/AC), para o Ministério do Meio Ambiente, como símbolo da importância que a Amazônia e a questão ambiental terão no futuro Governo Lula. Aos povos indígenas significa o "revitalizar da esperança" quanto ao avanço e a consolidação de um projeto nacional para a Região.

"A senadora Marina Silva encarna a essência amazônica", compara Gersem, citando que a trajetória de luta e a história de vida da senadora petista constituem-se em uma marca que reúne competência, capacidade ao diálogo e sensibilidade. "Essas são características que nós, amazônidas, reivindicamos aos que assumem postos na estrutura de Governo e têm a responsabilidade de tomar decisões que envolvam os interesses dos povos que aqui vivem", disse Gersem Luciano, que é da etnia Baniwa, do Alto Rio Negro (AM).

O anúncio do nome da senadora Marina Silva, 43, para o MMA foi feito na semana passada, pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, em Washington (EUA), durante encontro com jornalistas no National Press Club. Desde o início de novembro, uma ampla movimentação de ambientalistas trabalhava pela indicação de Marina Silva para esse ministério, considerando-a principal articuladora entre as demandas dos movimentos populares nessa área e o Governo Federal.

Único projeto do gênero em todo o mundo, o PDPI representa uma inovação na qual a participação direta das organizações e comunidades indígenas da Amazônia é condição fundamental para a sua consolidação. Fruto de um longo processo de interlocução do movimento indígena com o Governo brasileiro e as agências de cooperação internacional, a proposta completa este mês um ano de atividades.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.