VOLTAR

Moradores de Flora ameaçados de despejo

Agência Amazônia - www.agenciaamazonia.com.br
Autor: YODON GUEDES
27 de Abr de 2009

O deputado Ernandes Amorim (PTB-RO) pediu nesta segunda-feira aos ministros Edson Lobão (Minas e Energia), Dilma Rousself (Casa Civil), Carlos Minc (Meio Ambiente), e Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) celeridade na aprovação da saída apresentada pelo governador Ivo Cassol (sem partido) que resolve de uma só vez, os impasses para obtenção do licenciamento para construção da usina Jirau, no rio Madeira, e a permanência das cerca de cinco mil famílias instaladas em parte da Floresta Nacional (Flona) Bom Futuro, ameaçadas de expulsão por força de ordem judicial.

Amorim discursou na tribuna da Câmara, criticou o aparato da Força Nacional "que usa helicóperos e aviões para aterrorizar os produtores" e cobrou soluções. "Para onde eles iriam, se o próprio governo federal alega não ter como indenizá-las?", questionou. À Agência Amazônia, ele lembrou que a proposta, apresentada sábado passado, durante reunião com mais de duas mil pessoas no Distrito Rio Pardo, dentro da Flona, o Governo de Rondônia cede a Reserva Estadual Rio Vermelho em troca do reconhecimento e regularização dos posseiros que vivem e trabalham há mais de 15 anos numa parte da Flona.

Rio Vermelho foi impactada pelas obras da usina e causa de um imbróglio para liberação da licença ambiental. Ali eles possuem rebanhos, laticínio e cinco vilas e distritos (Minas Aço, Saracura, Marco Azul, Marco Vinte e Rio Pardo) com igrejas e escolas. "São 40 mil cabeças de boi, cacau, arroz e outros cereais com safras garantidas", ponderou o parlamentar.

Barreiras e monitoramento

Amorim também solicitou especificamente ao ministro Carlos Minc, a suspensão da operação em curso na Flona Bom Futuro, onde uma força tarefa (Polícia Federal, Força Nacional, Ibama e Instituto Chico Mendes) pretende retirar o rebanho e instalar barreiras para monitoramento e contenção de entrada e saída na área.

Essa mesma proposta foi levada por Cassol para ser apresentada ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, durante evento em Manaus, nesta segunda-feira. A tem respaldo para aprovação da Assembléia Legislativa. O presidente daquele poder, deputado Neodi Carlos (PSDC), e Ribamar Araújo (PT), Daniela Amorim (PTB) - mentora do movimento para construção de uma alternativa que assegure a permanência das famílias na Flona, Maurão de Carvalho (PP), Tiziu Jidalias (PMDB), foram ao Rio Pardo e apóiam o movimento. A proposta também tem respaldo do senador Expedito Junior (PR-RO).

"Após diversas propostas apresentadas para resolver o impasse temos a grata satisfação de compartilharmos essa saída, vista com esperança pela comunidade da área e também por nós, que acreditamos sê-la factível uma vez que resolve questões de interesse do presidente Lula.

De uma só vez se assegura um pedaço de chão para essas pessoas continuarem trabalhando na área como também essa pendência do licenciamento da usina Jirau, com o repasse da unidade de conservação do Estado para União. Os trabalhadores e nós estamos esperançosos que haja a sensibilidade para concretização dessa saída", afirma Amorim.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.