VOLTAR

Indígenas terão R$ 1,27 mi

Jornal do Commercio-Manaus-AM
15 de Jun de 2002

Os primeiros projetos formulados pelas organizações indígenas da Amazônia brasileira para obter financiamento por meio do Projetos Demonstrativos dos Povos Indígenas (PDPI), foram aprovados ontem, pela Comissão Executiva (CE) do programa que se reuniu de 11 a 14 deste mês, em Manaus, para julgar e selecionar uma pauta com 11 propostas das quais nove obtiveram o sim para a implantação.

Dentro de três meses, os recursos referentes aos nove projetos - cerca de 1.274 milhão -, estarão disponíveis às organizações, no Banco do Brasil (BB).

Os governos alemão, por meio da agência financeira KfW (Kreditanstaly fuer Wiederaufbau) e de cooperação técnica GTZ (Deutsche Gesellschaft fuer Teccnhische), e do Reino Unido, via o Departamento Internacional para o Desenvolvimento (DFID), são os principais parceiros do Governo brasileiro para viabilizar o PDPI - um subprograma do Projetos Demonstrativos da Amazônia (PDA), no âmbito do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7).

Coiab indica representantes

Constituída por oito membros, a CE é composta de quatro representantes indígenas, indicados pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), e dos seguintes órgãos do governo federal: um represente do Ministério do Meio Ambiente/Secretaria de Coordenação da Amazônia (MMA/SCA), Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Banco do Brasil (BB).

Esta é a primeira reunião da CE/PDPI para julgar e selecionar projetos e marca a etapa decisiva do programa desde a sua criação há um ano. Durante quatro dias, os conselheiros e convidados estiveram reunidos no Hotel Best Western, na rua Marcílio Dias, Centro, para cumprir uma pauta inédita na vida dos indígenas - a de análise de projetos e dos currículos das pessoas que vão compor os grupos de referências das macrorregiões do Amazonas/Roraima, Acre/Rondônia, Amapá/Pará, Mato Grosso e Tocantins.

Próxima reunião será no Maranhão

Caberá a esses grupos atuar como suporte ao movimento indígena e às organizações indígenas oferecendo subsídios que contribuam com o crescimento qualitativo da atuação indígena na Amazônia. Foram aprovados como coordenadores dos grupos de referência: Alvino Macuxi (AM/RR), Carlos F. Brandão (AC/RO), João Neves (AP/PA), Bonifácio Xavante (MT), Idjarruri Karajá (TO).

Também foram aprovados novos nomes para banco de técnicos que vão integrar o Grupo de Apoio ao Planejamento e Execução de Projetos (Gapep) e Grupo del Análise de Projetos (GAP).

A próxima reunião da CE/PDPI deverá se realizar no Maranhão, provavelmente no mês de setembro, quando novos projetos indígenas serão submetidos a julgamento

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.