VOLTAR

Ana Júlia diz que o MP está 'perseguindo' o Pará

O Globo, O País, p. 8
13 de Jun de 2009

Ana Júlia diz que o MP está 'perseguindo' o Pará
Governadora reclama de ações contra empresas que compram gado de fazendas que desmatam

Efrém Ribeiro
Especial para O Globo

A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), reclamou ontem que o Ministério Público Federal está fazendo uma "perseguição ao Pará" ao impetrar as 21 ações civis públicas que pedem indenização de R$ 2,1 bilhões de pecuaristas e frigoríficos que comercializaram animais criados em fazendas desmatadas ilegalmente no estado.

Ana Júlia disse que é uma perseguição ao Pará porque o Ministério Público Federal "não faz nada em Mato Grosso e em outros lugares como a Mata Atlântica, onde existem pecuaristas criando gado em área de desmatamento".

- Nesses lugares também tem pecuária. Cadê a atuação? Não podemos ser castigados, o povo do Pará não pode ser castigado por erros passados - disse Ana Júlia, que participou em Teresina de uma reunião de governadores e ex-governadores petistas.

Ela disse que o governo do estado enviou há um ano à Assembleia Legislativa projeto adequando a lei estadual ao Código Florestal. O governo do Pará pediu ao Ministério Público Federal um prazo de 60 dias para que seja assinado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) em que pecuaristas, frigoríficos e o estado se comprometem a tomar medidas saneadoras.

- Nós precisamos recuperar essas áreas, mas não podemos criminalizar toda uma atividade produtiva e gerar milhares de desempregados. É muito fácil, com uma caneta, desempregar milhares - criticou a governadora.

Ela defendeu que os pecuaristas façam seus planos de reflorestamento dentro do programa de plantio de 1 bilhão de árvores. Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart suspenderam a compra de carnes de 11 frigoríficos apontados pelo MPF do Pará como comercializadores de gado criado em área de devastação da Amazônia. Os supermercados tomaram a atitude em conjunto, após denúncia do MPF e da ONG Greenpeace.

O Globo, 13/06/2009, O País, p. 8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.