VOLTAR

Garimpo ainda avança no território yanomami e ameaça saúde indígena, denuncia associação

Agenda do Poder - https://agendadopoder.com.br/
26 de Jan de 2024

Garimpo ainda avança no território yanomami e ameaça saúde indígena, denuncia associação
Os profissionais de saúde se sentem intimidados pelos garimpeiros e não conseguem chegar às aldeias mais vulneráveis

Carter

26/01/2024

A Hutukara Associação Yanomami denunciou que o garimpo ilegal no território indígena aumentou 7% em 2023, degradando 5.432 hectares de floresta. A atividade ilegal também prejudica o atendimento de saúde das comunidades, que sofrem com doenças, mortes e violência.

Nos últimos anos, o avanço do garimpo na Terra Índigena Yanomami foi vertiginoso. A taxa de incremento anual foi de 42% em 2018-2019, de 30% em 2019-2020, de 43% no período 2020-2021 e de 54% entre 2021 e 2022. O aumento de 7% em 2023 indica, contudo, que "a atividade ilegal continua operando com intensidade no território", diz a nota técnica.

O texto traz também dados do monitoramento do Greenpeace, indicando quais são as áreas mais devastadas em 2023.

Estima-se que até 80% dos invasores foram retirados no primeiro semestre do território indígena, mas no segundo semestre ocorreu retorno massivo; pistas chegaram a ser destruídas pelas Forças Armadas, mas foram recuperadas rapidamente; relatos apontam a presença de homens armados fazendo a segurança do garimpo e reagindo a operações.

Segundo a nota da associação, os profissionais de saúde se sentem intimidados pelos garimpeiros e não conseguem chegar às aldeias mais vulneráveis. A cobertura vacinal das crianças indígenas é baixa, especialmente nas faixas etárias de menos de 1 ano e de 1 a 4 anos.

A associação pede que o governo federal tome medidas efetivas para combater o garimpo ilegal e proteger os direitos dos povos indígenas. A Terra Indígena Yanomami é a maior do país, com cerca de 27 mil habitantes de diversas etnias.

Com informações do Valor Econômico

https://agendadopoder.com.br/garimpo-ainda-avanca-no-territorio-yanomam…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.