VOLTAR

Lobão fará tour nos EUA para defender Belo Monte

FSP, Mercado, p. B4
24 de Set de 2011

Lobão fará tour nos EUA para defender Belo Monte
Intenção do governo brasileiro é fazer um contraponto às campanhas de ONGs internacionais contra a usina

Sofia Fernandes
De Brasília

O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) vai aos EUA na próxima semana para defender a construção de usinas hidrelétricas, sobretudo a de Belo Monte.
Ele viaja hoje à noite para Nova York, onde cumprirá agenda em universidades e com empresários.
Os compromissos fazem parte de estratégia de contraponto do governo brasileiro às campanhas de ONGs internacionais contra Belo Monte.
Além de palestras sobre o modelo energético brasileiro, Lobão vai fazer uma defesa da maior e mais controversa hidrelétrica nacional.
Será a primeira vez que o ministro enfrentará pessoalmente a opinião pública de entidades e centros acadêmicos americanos, históricos oponentes ao projeto.
Neste ano, por exemplo, a CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos), braço da OEA (Organização dos Estados Americanos), com sede em Washington, recomendou que o Brasil suspendesse as obras da usina.
Entidades americanas, como a Amazon Watch, também são contrárias à obra.
A usina, que conseguiu licença prévia de construção do Ibama mesmo com parte das condicionantes não cumpridas, terá 11.200 MW de potência instalada.
É a principal aposta para a segurança energética do país num cenário de manutenção do crescimento econômico. A usina deverá iniciar a produção de energia em 2015.
Na segunda-feira, Lobão apresentará conferência sobre política energética brasileira na Universidade de Columbia. Em sua fala, está a defesa das fontes renováveis para produção de energia.
Ele vai apresentar o vídeo "O Brasil e a nova geração de hidrelétricas", que mostra as usinas como "modelo para o mundo", que "preservam o ambiente e promovem desenvolvimento humano".
Na quarta-feira, falará sobre energia e mineração na Valley Utah University, onde também receberá o título de "professor honorário".
Em seguida, Lobão vai falar na Câmara do Comércio de Salt Lake City.

FSP, 24/09/2011, Mercado, p. B4

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me2409201110.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.