VOLTAR

Juventude de Altamira vai as ruas cobrar condicionantes da UHE Belo Monte

Autor: Instituto Socioambiental - ISA

Em Altamira- Pará, estudantes foram às ruas nesta quinta-feira (27) pedir o cumprimento das condicionantes da UHE de Belo Monte. Foram cerca de 2 mil pessoas nas ruas, em uma caminhada que passou pela orla, centro, hospitais e bairros da periferias, os quais devem ser alagados para a formação do reservatório da usina.

Durante a passeata houve espaço para uma grande roda para troca de idéias a respeito dos problemas locais, localizada no principal cruzamento da cidade.

A caminhada, os debates e passeata resultaram em uma carta que foi entregue para Avelino Ganzer, membro da Secretaria Geral da Presidência em Altamira. O seu conteúdo aponta para a demanda da criação de uma comissão de monitoramento participativo das condicionantes e a criação de um comitê para discutir políticas públicas junto à prefeitura da cidade. Uma nova reunião foi marcada com Paulo Maldos, Secretário nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República.

As condicionantes de Belo Monte fazem parte da obrigação da empresa Norte Energia de executar um pacote de obras e prazos com financiamento de R$ 3,2 bilhões, maior valor já aprovado pelo BNDES para iniciativas socioambientais. Até agora nenhuma condicionantes de infra estrutura foi cumprida dentro dos prazos estabelecidos pelo Ibama, órgão regulador e fiscalizador da obra.