VOLTAR

Xingu, histórias dos produtos da floresta | Terra do Meio

Autor: Instituto Socioambiental - ISA

O mini-documentário "Xingu, histórias dos produtos da floresta", apresenta algumas das histórias de cadeias produtivas florestais beneficiadas pelo Fundo Amazônia, por meio do projeto “Sociobiodiversidade Produtiva no Xingu”, desenvolvido pelo ISA e 12 parceiros na Bacia do Xingu, no Mato Grosso e no Pará, entre 2014 e 2016.

Conheça a Rede de Sementes do Xingu, o óleo de pequi do povo Kisêdjê, a fábrica de polpas Araguaia e as castanhas, óleos e borracha da Terra do Meio, produtos da floresta que levam consigo as histórias dos povos que nela e dela vivem de forma integrada e sustentável, e que fortalecem um duplo território: o da Amazônia e o da identidade de cada um de seus moradores. Saiba mais: https://medium.com/@socioambiental/a-economia-do-conhecimento-da-flores…

Ficha Técnica:

Realização: Instituto Socioambiental (ISA)
Direção e Imagens: Fabio Nascimento
Produção Executiva: Bruno Weis, Daniela Jorge de Paula, Rodrigo Junqueira, Jeferson Straatmann,
Entrevistas: Marina Yamaoka e Isabel Harari
Montagem e Finalização: Daniel Carezzato
Animações: Sérgio Castro
Trilha sonora: Bruno Prado
Narração: Dani Scopin
Produção Local: Augusto Postigo, Dannyel Sá, Fabiola Silva, Eduardo Malta, Ana Lúcia Silva Souza, Bruna Dayanna Ferreira, Cláudia Araújo, Sadi Elsenbach, Benedito Alzeni Bento (Nim), Cleudemir Peixoto (Cleu).

Agradecimentos: a todos os povos indígenas, ribeirinhos, extrativistas e agricultores familiares que fazem parte desta história. À Associação Rede de Sementes do Xingu, Associações de moradores da Terra do Meio (Amora, Amoreri e Amomex), Associação Indígena Kĩsêdjẽ (AIK), Movimento das Mulheres Yarang, Associação Indígena Moygu Comunidade Ikpeng (AIMCI) e Assentamento Dom Pedro. Aos nossos parceiros da União Européia, EDF, Fundação Moore, Rainforest, Manos Unidas, Fundo Vale, ANSA, Instituto Bacuri, Imaflora, Funbio, Amazonia Live, Firmenich, Wickbold, Mercur, Tucum, Atina, Grupo Resek, Articulação Xingu Araguaia (AXA), Natura, Borges & Prudente e AFB.

Mais sobre o ISA: www.socioambiental.org