VOLTAR

Tensão entre guaranis

CB, Brasil, p. 13
13 de Jan de 2007

Tensão entre guaranis

Na madrugada de terça-feira, uma índia guarani-caiouá de 70 anos morreu com um tiro no peito e outros quatro índios ficaram feridos em confronto com pistoleiros na Fazenda Madama, no município de Amambai (MS). Índios da aldeia de Itaquaperi havia ocupado na segunda-feira o território de Curusu Ambá, divisa de Amambai com Coronel Sapucaia, na fronteira do Brasil com o Paraguai. Os índios foram retirados da propriedade por seguranças da fazenda.

De acordo com a coordenação regional do Cimi, a índia Kuretê Lopes foi morta durante a "expulsão" dos indígenas da propriedade. A suspeita é de que os tiros tenham sido dados por pistoleiros contratados pelos fazendeiros locais. "A gente fica sem saber como agir e o que fazer diante de tamanha brutalidade", desabafa o coordenador do Cimi, Egon Heck. Ele disse que os índios voltaram à terra porque não acreditam mais nas providências do governo.

A Polícia Federal está na região para evitar mais ataques. Na quarta-feira, foi instaurado inquérito para investigar as circunstâncias da morte e dos ferimentos de outros integrantes da aldeia indígena. Segundo a PF, foram realizadas perícias no local, sendo encontrados alguns rojões usados, arcos, flechas e um galpão incendiado.

A polícia ouviu os índios que ocupavam o local e confirmaram o confronto, além dos funcionários da empresa de segurança que trabalham no local, que, apesar de terem ouvido o barulho, disseram não ter participado do mesmo. Onze pessoas devem ser ouvidas na Polícia Federal até o dia 18.

O impasse continua. Os índios da etnia Guarani-Kaiowá querem enterrar a mulher nas terras da fazenda e aguardam decisão judicial para o funeral. O pedido de liminar para autorização do sepultamento no local da morte foi encaminhado pelo procurador Charles Pessoa, do Ministério Público Federal em Dourados. A decisão caberá à Justiça Federal em Ponta Porã. A PF não autorizou o sepultamento no local, temendo novos conflitos. (HB)

CB, 13/01/2007, Brasil, p. 13

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.