VOLTAR

SDS participa do Encontro Nacional de Pesca Amadora

SDS/Ceuc - www.ceuc.sds.am.gov.br
Autor: Nívia Rodrigues / Layza Viana
08 de Set de 2010

O Departamento de Manejo e Geração de Renda/Núcleo Pesca do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), participou do Encontro Nacional de Pesca Amadora, que foi realizado nos dias 01e 02 de setembro, em Brasília, das 08 às 17 horas, no Lakeside Convention & Resort, na condição de Delegado.

No encontro, foram debatidos os rumos das políticas públicas de pesca amadora e diretrizes governamentais para o setor. Promovido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o evento conta com o apoio técnico de outros órgãos, como o Ministério do Turismo (MTur).
No Amazonas, a pesca amadora vem ganhando cada vez mais espaço na economia e nas discussões sobre ordenamento pesqueiro e proteção ambiental, mostrando grande potencial para sua expansão desde que se tenha uma política voltada para o desenvolvimento do setor.

De acordo com o coordenador do Departamento de Manejo e Geração de Renda/Núcleo de Pesca, Guillermo Estupiñán, o Amazonas terá a oportunidade de contribuir no encontro com as experiências que já vêm realizando, no sentido de desenvolver a pesca amadora esportiva. ''Estamos trabalhando inicialmente na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uatumã, que já conta com o Plano de Manejo de Pesca Esportiva, elaborado e em processo de implementação'', acrescentou Guillermo.

A delegação do Amazonas é composta por representantes da SDS, Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Secretaria de Estado de Produção Rural (SEPROR), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Associação dos Operadores de Barcos de Turismo (AOBT) e a Associação Amazonense dos Pescadores Esportivos (AMAPE).

Pesca Amadora

Entende-se por pesca amadora aquela praticada com a finalidade de lazer, turismo e desporto, sem a finalidade comercial. Já a Pesca Esportiva é uma modalidade da pesca amadora em que é obrigatória a prática do pesque e solte, sendo vedado o direito à cota de transporte de pescados, prevista na legislação.

RDS Uatumã

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uatumã criada pelo decreto n 24.295 de 25 de junho de 2004, ocupa uma área de 424.430,75 hectares, localizada entre os municípios de Itapiranga e São Sebastião do Uatumã. A economia local é baseada principalmente no setor primário. A pesca é artesanal sendo voltada para o consumo local, embora haja incremento da produção do tucunaré no Reservatório da UHE-Balbina.

http://www.ceuc.sds.am.gov.br/component/content/article/42-destaques/28…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.