VOLTAR

Sabesp vai remanejar água para 3 milhões

OESP, Metrópole, p. A16
12 de Mar de 2014

Sabesp vai remanejar água para 3 milhões
Sistemas Alto Tietê e Guarapiranga serão mais usados, para poupar o Cantareira

Fabio Leite
Ricardo Brandt / CAMPINAS

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) aumentará para 3 milhões o número de moradores da Grande São Paulo que deixarão de receber água do Sistema Cantareira para serem abastecidos pelas bacias do Alto Tietê e Guarapiranga, para evitar o esvaziamento das represas.
Desde o fim de janeiro, a empresa remaneja água desses dois sistemas para suprir a seca do Cantareira, que chegou ontem a 15,8% da capacidade, índice mais baixo da história. Hoje, a medida atinge cerca de 2 milhões de pessoas.
Segundo a Sabesp, novas bombas estão sendo instaladas para diminuir ainda mais a dependência do Cantareira. Até abril, o remanejo de água atingirá 3 milhões de habitantes, ou 34% dos 8,8 milhões abastecidos originalmente pelo principal manancial na Região Metropolitana.
Agora, parte do Jabaquara, Vila Olímpia, Brooklin, na zona sul, e Pinheiros, na zona oeste, receberão água da Guarapiranga.
Já o Alto Tietê passará a abastecer os bairros da Penha, Ermelino Matarazzo, Cangaíba, Vila Carrão e Vila Formosa, na zona leste. Os reservatórios estão com 71,2% e 38,4% da capacidade, respectivamente.
Segundo a Sabesp, mesmo com a mudança na fonte de abastecimento, os 3milhões de moradores continuam inclusos no programa de descontos de até30% para quem economizar ao menos 20%. O plano de bônus foi estendido (mais informações nesta página).

Bônus na conta de água é estendido até o fim deste ano

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) confirmou ontem que vai prorrogar o programa de descontos na conta de água até o fim deste ano. Adotado no início de fevereiro, o bônus para incentivar a redução no consumo de água tinha o término previsto para setembro ou até a normalização dos níveis do Sistema Cantareira.
As condições para obtenção do benefício permanecem iguais.
Os consumidores abastecidos pelo Sistema Cantareira que reduzirem o gasto médio mensal em pelo menos 20% terão direito a um desconto de 30% nas tarifas de água e esgoto. O anúncio da prorrogação do benefício foi feito pela presidente da concessionária, Dilma Pena, durante visita conjunta com o governador Geraldo Alckmin a clientes que já apresentaram economia de água significativa desde o início do programa - e começaram a receber o bônus na conta.
O primeiro balanço deste mês feito pela Sabesp, ontem, indica que a economia chegou a 6,2 mil litros de água por segundo em março. /GABRIELA VIEIRA

Para secretário, plano oferece opções até 2035

José Maria Tomazela
SOROCABA

O secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Édson Giriboni, disse ontem que o governo tem estudos para garantir o abastecimento da capital e das maiores cidades do interior até o ano de 2035. O Consórcio das Bacias do Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) atribuiu à falta de planejamento e investimentos do governo a crise no abastecimento da Grande São Paulo, que continua dependente do Sistema Cantareira.
Segundo Giriboni, o plano diretor de aproveitamento dos recursos hídricos prevê algumas opções, mas as obras dependem de recursos.
Uma das alternativas, a captação de água no Vale do Ribeira, já foi adotada com a construção do sistema do São Lourenço, que vai retirar 4,7 mil litros de água por segundo da Represa do França, no Rio Juquiá, elevar até Cotia, na Grande São Paulo.
A obra começa em abril, com conclusão prevista para 2018.
Os estudos preveem um possível aproveitamento da bacia do Paranapanema, no sudoeste paulista. Outra possibilidade é a retirada de água do Aquífero Guarani, a 140 km da capital, que foi descartada.

OESP, 12/03/2014, Metrópole, p. A16

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,sabesp-remaneja-agua-para-3-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.