VOLTAR

Profissionais da Core/MS participam de treinamento em São Paulo

Funasa - www.funasa.gov.br
29 de Set de 2008

Profissionais da Divisão de Engenharia e Saúde Pública (Diesp), da Coordenação Regional da Funasa em Mato Grosso do Sul (Core/MS), participaram no último dia 22, do curso básico de instalação e manutenção do telecomando, na cidade de Jales, no interior de São Paulo.

O encontro foi realizado com o objetivo de aprimorar o conhecimento perante o aparelho UTE-200 unidade de telecomando, muito utilizado pelo setor nas unidades de abastecimento de água. Este aparelho automatiza a comunicação do sistema de abastecimento de água entre o poço artesiano e o reservatório.

"Pela manhã conhecemos o aparelho na teoria e na prática. Já à tarde, conhecemos a fábrica, e vimos todo o processo de fabricação do UTE-200", disse o engenheiro da Core/MS, Mário Takao Gobara. Este aparelho de automatização, segundo o engenheiro, evita desperdício e elimina qualquer fiação entre os aparelhos, dispensando uma pessoa para ligar e desligar o aparelho de bombeamento de água. Com esta capacitação, os profissionais podem consertar defeitos simples que este possa apresentar, não sendo preciso acionar um técnico especializado.

Segundo Gobara, este aparelho é muito utilizado pela Divisão de Engenharia e Saúde Pública, pois ele envia sinais via rádio, quando o reservatório já está cheio, fazendo com que outro aparelho, ligado ao poço artesiano, acione um dispositivo e interrompendo o bombeamento.

Há dois anos, a Core/MS utiliza este aparelho nos reservatórios de abastecimento de água, que necessitem de automatização. A Funasa presta serviço de saneamento ambiental para as comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos rurais do Estado, além dos municípios de até 50 mil habitantes.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.