VOLTAR

Planalto deve desistir de 'monitorar' as ONGs

OESP, Coluna do Estadão, p. A4.
18 de Fev de 2019

Planalto deve desistir de 'monitorar' as ONGs
18 Fevereiro 2019 | 05h00

Coluna do Estadão

Com o apoio do Planalto e da liderança governista na Câmara, a deputada Bia Kicis (PSL-DF) apresentará uma emenda substitutiva à medida provisória que dá ao Executivo poder de monitoramento sobre organizações da sociedade civil. Publicada no primeiro dia do ano, a MP 870, que reestrutura a geografia da Esplanada, atribui ao governo "supervisionar, coordenar, monitorar" as ONGs. Havia dúvidas até quanto a sua constitucionalidade. O novo texto prevê apenas "acompanhar as ações, os resultados e verificar o cumprimento da legislação".

Tem mais. Bia vai apresentar ainda outras três mudanças na MP 870. Uma delas prevê que, para nomeação e exoneração de assessores de controle interno, o órgão deve ter aval prévio da CGU. Hoje ele tem autonomia de decisão.

https://politica.estadao.com.br/blogs/coluna-do-estadao/planalto-deve-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.