VOLTAR

Pesquisa sobre peixe-boi marinho ganha prêmio em Congresso Internacional

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
Autor: Gustavo Sena
12 de Dez de 2014

Uma pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio) sobre a estimativa populacional e distribuição de peixes-bois marinhos na Bacia Potiguar do Brasil (RN/CE) foi premiada no dia 02 de dezembro em um Congresso Internacional realizado em Cartagena de Índias, Colômbia. O anúncio foi feito durante a XVI Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul.

A pesquisa "Estimativa populacional e distribuição de peixes-bois marinhos Trichechus manatus (SIRENIA: TRICHECHIDAE) na Bacia Potiguar, Brasil" começou em 2011 e foi concluída este ano. O estudo foi considerado como um dos três mais relevantes para a conservação dos sirênios, ordem a que pertencem os peixes-bois marinhos, da América Latina.

"Esse trabalho é fruto de uma condicionante ambiental exigida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) durante o licenciamento para exploração e extração do petróleo na Bacia Potiguar", destacou o analista ambiental Iran Campello Normande, que participou da pesquisa.

O objetivo foi descobrir a estimativa populacional de peixes-bois por meio de sobrevoo. Durante três anos, foram percorridos 3.543km em um avião bimotor e as ocorrências da espécie foram mais frequentes em áreas que têm até 5 metros de profundidade, possivelmente porque as regiões mais rasas são mais propícias para alimentação devido à proximidade com fontes de água doce.

"Conseguimos cumprir bem a nossa meta. A abundância de peixes-bois marinhos na Bacia Potiguar foi estimada em 193 indivíduos, indicando uma densidade relativamente baixa para essa região", explicou Fernanda Löffler Niemeyer Attademo, coordenadora-substituta do CMA.

A equipe responsável pelo planejamento, coleta e análise de dados foi composta pelos pesquisadores Iran Normande, Fábia Luna e Patrícia Savaget, do CMA; Cristine Negrão e Amanda Vasconcelos, da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis); Flávio Lima e Iraê Terra, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e Alexandre Zerbini da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOOA) e Instituto Aqualie.

O comitê julgador do Simpósio de Estudos e Conservação de Sirênios na América Latina - composto pelos pesquisadores John Reynolds (EUA), Benjamin Morales (México) e Lorenzo von Fersen (Alemanha) - premiou o trabalho por julgar que ele contribuiu de forma significativa com a conservação dos peixes-bois na América Latina.

O projeto de monitoramento foi coordenado pelo CMA e executado em parceria com a Aquasis e a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) ficou responsável pela parte financeira do projeto.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/5472-p…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.