VOLTAR

Pescadores Artesanais participarão de oficina para a elaboração do Plano de Manejo da APA Marinha

Diário do Litoral - http://www.diariodolitoral.com.br/
26 de Ago de 2013

Guarujá será representado na discussão regional Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Centro (APAMLC). Nas apresentações que ocorreram recentemente com os pescadores artesanais do Rio do Meio e do Perequê, foram eleitos seis representantes da Cidade. A próxima etapa será a oficina de diagnóstico, no dia 23 de setembro, em local a ser definido, quando os pescadores artesanais poderão expor ideias e expectativas sobre o futuro do ambiente marinho do qual tiram o sustento.

Também serão realizadas oficinas com o Poder Público e sociedade. A intenção da APA Marinha é de que os Planos de Manejo sejam construídos em conjunto com a população e os profissionais ligados à pesca artesanal. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico e Portuário.

A próxima etapa são as oficinas de Diagnóstico Participativo, onde serão levantados e discutidos os principais problemas e potencialidades especificamente vinculadas a estas unidades de conservação. A contribuição da população é importante neste processo, para indicar questões diretamente ligadas à atividade e no desenvolvimento da área de abrangência da APA Marinha Litoral Centro.

Os objetivos das oficinas são consolidar um processo de ampliação de envolvimento e de comprometimento com a gestão das APA Marinhas e contribuir com o diagnóstico técnico dos Planos de Manejo, trazendo informações, problemas e expectativas de forma que os produtos reflitam as especificidades e a realidade das Unidades de Conservação. Incorporar conhecimentos e saber local dos atores sociais representados; obter subsídios para a elaboração da Avaliação Estratégica das APA Marinhas e definir representantes para as oficinas de zoneamento também integram as metas.

As reuniões acontecerão por setor para levantar as necessidades e expectativas de cada um, garantindo a representatividade de todos no resultado final do Plano de Manejo no Ambiente Marinhos. Para facilitar a discussão os segmentos, foram divididos em três grupos: pescadores artesanais; os que realizam atividades econômicas no ambiente marinho e o Poder Público e sociedade civil organizada.

Após o término das Oficinas de Diagnóstico, envolvendo os três segmentos, os resultados sistematizados das oficinas e dos diagnósticos técnicos serão apresentados ao Conselho Gestor, em novembro, para a validação das informações, e também agregar novas contribuições e sugestões para a elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Centro.

http://www.diariodolitoral.com.br/conteudo/16729-pescadores-artesanais-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.