VOLTAR

Na mesma tribo

FSP, Ilustrada, p. C2
Autor: BERGAMO, Monica
23 de Dez de 2016

Na mesma tribo

Lula, Fernando Henrique Cardoso e Marina Silva estão pensando da mesma forma ao menos sobre um tema: a defesa da demarcação de terras indígenas.

TRIBO 2
Os três foram procurados pelo Instituto Socioambiental (ISA) para responder a duas perguntas iguais sobre o assunto. A ONG tomou a iniciativa diante do que chama de "ofensiva contra os direitos indígenas, de populações tradicionais e de assentados de reforma agrária". Entre as ameaças, a entidade cita a PEC em tramitação no Congresso que transfere aos parlamentares decisões sobre demarcação e mudanças de regras discutidas pelo Ministério da Justiça.
OS GOLPISTAS
O petista enviou resposta à entidade na qual diz que "o ataque às terras indígenas acontece no contexto do ataque à nossa democracia, [...] com o golpe na presidenta Dilma Rousseff". Para Lula, "grupos de interesse poderosos estão atacando os direitos e conquistas dos mais fracos".
OS SECTÁRIOS
"Sou francamente favorável à continuidade das demarcações, dentro da lei", afirmou FHC. "A despeito da 'maré reacionária', há condições de resistir. É preciso encontrar aliados no Congresso e no Judiciário", seguiu o tucano, pregando o combate ao "sectarismo". "Há muita gente que, embora divirja em questões partidárias, está do mesmo lado quando essas questões estão sobre a mesa."
OS PARASITAS
A ex-ministra do Meio Ambiente disse ver com "tristeza e preocupação" reações à demarcação e também à titulação de quilombos e à criação de unidades de conservação e de assentamentos. Para a líder da Rede Sustentabilidade, isso é resultado da força de interesses econômicos. "Não vejo saída sem que a Justiça exerça sua função primordial de limpar do ambiente político os parasitas que condenam a todos nós ao atraso, sofrimento e vergonha."

VERSÃO FINAL
O ISA publica em seu site, nesta sexta (23), a íntegra das respostas dos três.

FSP, 23/12/2016, Ilustrada, p. C2

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2016/12/1843754-lula…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.