VOLTAR

Manifestantes ameaçam invadir casas do conjunto João Paulo, no Santa Etelvina

D24 AM - http://www.d24am.com/
11 de Dez de 2010

Manifestação aconteceu nesta sexta-feira.

Manaus - Representantes de pelo menos quatro comunidades indígenas em Manaus foram até o Conjunto João Paulo, no Bairro Santa Etelvina, zona Norte, para protestarem contra a política de habitação do Estado. Segundo eles, aproximadamente 400 famílias destas comunidades estão sem moradia. A movimentação pacífica aconteceu no início da noite desta sexta-feira (10).

"Queremos moradia!", gritavam representantes do Bairro Nova Vitória (zona Leste), Parque das Garças (Norte), Parque São Pedro (Centro-Oeste) e uma comunidade identificada como "Omar Aziz 2", além de moradores do próprio Santa Etelvina.

Os manifestantes ameaçaram invadir as casas populares do Conjunto João Paulo. Lá, aproximadamente 170 residências estão vazias a espera de moradores.. "Se continuarmos nessa situação, sem lugar para morar, vamos invadir essas casas", declarou o índio do grupo étnico Kokama, Agenor Carvalho Figueiredo, 50, que pede moradia desde 2004. Natural de Santo Antônio do Içá (888 km da capital), Agenor vive em Manaus para cuidar de sua saúde.

Com a revolta popular, a assistente social da Prefeitura, Gecilda Ribeiro, chamou um representante de cada família presente no protesto para assinarem uma ficha com as ponderações de cada chefe de lar. Mas a atitude não agradou a todos.

"Já preenchi essa ficha umas quatro vezes e não vou assinar outra vez. Estou há um ano esperando uma resolução para o meu caso. Nos prometeram a casa antes das eleições, até agora nada", disse a moradora do Nova Vitória, Ingrid Ferreira, 20. "Essas fichas são mandadas para o TRE, Prefeitura, Defesa Civil, Palácio dos governantes, mas não serve para nada", acrescentou. Os vizinhos de bairro estão sem lugar para morar após alagamentos na região. Eles estão alojados em uma escola pública..

A manifestação foi iniciativa do grupo indígena Kokama. De acordo com os moradores, o Movimento de Área de Risco (MAR) é a única associação que dá apoio aos populares. Várias pessoas reclamam que têm que morar de favor em casa de amigos ou em escolas sem estrutura para abrigar grande quantidade de pessoas.

http://www.d24am.com/noticias/amazonas/manifestantes-ameacam-invadir-ca…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.