VOLTAR

Lula poderá abrir Jogos dos Povos Indígenas

Jornal do Tocantins-Palmas-TO
Autor: Maria Inez Freitas
18 de Mai de 2003

Anúncio foi feito ontem, na abertura do III Seminário do
Esporte, pelo secretário Nacional, Orlando Silva; evento
termina hoje com 2 palestras e entrega de certificados

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá vir a Palmas participar da abertura da VI edição dos Jogos dos Povos Indígenas, previsto para acontecer entre setembro ou outubro, deste ano. Foi o que informou ontem, o secretário Nacional dos Esportes Educacionais do Ministério do Esporte (ME), Orlando Silva, que esteve presente na abertura do III Seminário do Esporte do Tocantins, ontem pela manhã, no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM). Na oportunidade, Orlando Silva esteve representando o ministro do Esporte, Agnelo Queiroz.

"Todos os esforços estarão sendo feitos neste sentido, assim como para trazer a imprensa nacional e internacional", ressaltou Silva. Para ele, a competição é um evento de extrema importância para o resgate da identidade cultural das origens do povo brasileiro. "O Tocantins está de parabéns pela realização dos Jogos Indígenas", destacou o secretário nacional.

O secretário informou ainda que a partir de seminários como este é possível desenvolver políticas públicas de esporte, e o Tocantins está proporcionando isto com o III Seminário do Esporte, formando gestores municipais e qualificando os professores, definindo assim a melhor forma de crescimento e desenvolvimento do esporte.

Lançar
Orlando Silva revelou ainda que o Governo Federal irá lançar no mês de junho, o Programa Segundo Tempo, que visa colocar um milhão crianças praticando esportes nas escolas.

De acordo com ele, o Primeiro Tempo é a hora da criança estar na sala de aula, e o Segundo Tempo, é ela estar praticando esportes. "Este será o primeiro programa do Governo que deverá ser lançado em junho e a expectativa é envolver todas as capitais e depois ampliar para o interior".

Abertura
O III Seminário de Esporte do Tocantins foi aberto oficialmente ontem, pela manhã. Além da presença de Orlando Silva, o evento contou ainda com o governador Marcelo Miranda; o chefe da Assessoria Internacional do Ministério do Esportes, Luiz Carlos Garcia Júnior, o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Paulo Scaglione, o coordenador dos Jogos Indígenas, Carlos Terena, o presidente da Federação Tocantinense de Futebol (FTB) e senador, Leomar Quintanilha, a diretora geral da Organização Jaime Câmara, no Tocantins, Fátima Roriz, entre outras autoridades.

Governador
O governador Marcelo Miranda falou da importância da realização dos Jogos Indígenas em Palmas, que colocará o Tocantins no cenário nacional e internacional. Ele disse ainda que é de extrema importância apoiar o esporte, uma vez que é um dos meios de se tirar crianças e adolescentes das ruas.

Reciclagem
Para o secretário Estadual de Esporte, Jayme Lourenço, a participação dos desportistas no Seminário é importante, e demonstra a preocupação deles em se reciclarem e capacitarem profissionalmente. "Os temas são interessantes e irão com certeza ajudar a todos os participantes". Antes da abertura, a aluna da Apae, Maria da Glória fez uma apresentação cênica, que emocionou o público presente, representando a ruptura da sociedade com os preconceitos ligados aos portadores de algum tipo de deficiência.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.