VOLTAR

Índio Karajá ganha título do futebol de areia nos Jogos Abertos do Pará

Portal Amazônia - www.portalamazonia.com
27 de Jul de 2015

Indígena Rodrigo, da etnia Karajá, marcou dois gols na vitória do município de Bom Jesus do Tocantins na final

BELÉM - O índio Rodrigo, da etnia Karajá, foi o destaque do encerramento dos Jogos Abertos do Pará (Joapa), que encerraram neste domingo (26), em Marabá, sudeste paraense. O indígena teve participação decisiva no título de Bom Jesus do Tocantins (a 450 quilômetros de Belém) no futebol de areia. Foram cinco dias de competição com mais de 500 atletas representantes de dez municípios da região do Araguaia.

Marabá foi o campeão geral na somatória, com 51 pontos acumulados durante a programação. O município de Parauapebas ficou em segundo lugar, com 32 pontos, e Bom Jesus do Tocantins, em terceiro, com cinco. Os campeões das cinco modalidades disputadas estão classificados à fase final dos Joapa em Belém, no mês de outubro.

O futebol de areia veio para ficar definitivamente nos Jogos Abertos. As partidas atraem dezenas de torcedores e rendem disputas acirradas. Em Marabá, a programação foi na praia do Tucunaré, que nesta época do ano recebe centenas de banhistas e turistas em busca do verão paraense. A partida final foi entre Marabá e Bom Jesus do Tocantins. No tempo regulamentar, o placar terminou empatado em 3 a 3. O título veio após as cobranças de pênaltis e ficou com o Bom Jesus.

Município não possui sequer quadra de areia

A vitória foi muito festejada, sobretudo pelo atacante Rodrigo Karajá, que marcou dois gols na partida. Sorridente, ele contou que se mudou para aldeia dos Gavião Kyikatejê, famosos por gostarem de futebol, após se casar com uma moça da etnia. "Eu levo meus companheiros para lá, pois temos local para treinar", explicou. Os colegas de time confirmam: "Em Bom Jesus não tem quadra de areia, agora vamos ter que fazer uma." O técnico do Bom Jesus, Luciano Chaim, disse que vai intensificar os treinamentos visando à competição em Belém. "Vamos atrás do título", prometeram os campeões.

O resultado final do futebol de areia ficou assim: Bom Jesus do Tocantins em primeiro, Marabá, em segundo e Parauapebas em terceiro. No feminino, Marabá foi campeão e Parauapebas o vice. Para o coordenador da modalidade, professor João Carmo, o futebol de areia tende a permanecer na grade dos Jogos Abertos em função da demanda. "Os jogadores da areia geralmente migram do futsal e futebol de campo. Por isso, a facilidade de jogar e de entender as regras", avaliou.

A próxima etapa dos Jogos será no município de Portel, na ilha de Marajó, no período de 12 a 16 de agosto.

http://portalamazonia.com/noticias-detalhe/esporte/indio-karaja-ganha-t…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.