VOLTAR

Índios recebem presidente da Funai com protesto por demarcações

Campo Grande News- https://www.campograndenews.com.br
Autor: Rafael Ribeiro e Helio de Freitas
28 de Mar de 2017

Representantes indígenas de pelo menos 17 cidades de Mato Grosso do Sul receberam com protesto o presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Antônio Costa, na porta do MPF (Ministério Público Federal) em Dourados (a 233 km de Campo Grande), onde ele se reuniu com promotores e lideranças da causa na manhã desta terça-feira (28).

Os índios protestam pelo não cumprimento de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado há uma década, em 2007, que previa, até março de 2008, a contratação de equipes para a realização de estudos técnicos para a demarcação de terras. Segundo eles, pouca coisa avançou desde então.

Ao lado de professores, alunos indígenas e simpatizantes da causa, o grupo protestou com faixas e cartazes exigindo a demarcação imediata das terras. O clima era de tensão e muitos aproveitaram a proximidade com Costa para exigir medidas concretas da entidade na questão.

A presença do presidente da Funai em Dourados foi uma exigência do promotor federal Marco Antônio Delfino, que cobrou explicações da entidade na reunião para o pouco avanço na questão em dez anos de assinatura do TAC.

Durante a reunião, a Funai e representantes do Governo Federal justificaram que as contestações feitas pelos fazendeiros atrasaram os processos. Em apenas uma área, por exemplo, são 16 contestações para a demarcação.

As discussões da Funai com o MPF e as lideranças indígenas seguirão à tarde. Pouco mais de uma hora após o início do encontro, Costa deixou a reunião para se encontrar com a prefeita de Dourados, Délia Razuk (PR), com quem deve almoçar junto.

https://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/indios-recebem-pres…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.