VOLTAR

Índios pedem segurança no protesto

Folha de S. Paulo (São Paulo - SP)
13 de Abr de 2000

O líder indígena Carajá Pataxó pretende entregar ao presidente Fernando Henrique Cardoso um documento solicitando sua presença na inauguração do monumento em homenagem aos 500 anos do país, em Santa Cruz Cabrália (BA). O ministro Alberto Cardoso havia informado o não comparecimento do presidente em decorrência de dificuldades para a realização da segurança de FHC. O Cimi contestou a legitimidade do documento, alegando ter havido uma grande manipulação.
Líderes da Marcha Indígena, em Brasília, deverão pedir ao presidente a presença da Polícia Federal para garantir a segurança dos protestos na Bahia, em 22 de abril. Os manifestantes vão exigir a demarcação das TIs, a aprovação do Estatuto do Índio pelo Congresso e a ratificação, pelo Brasil, da Convenção 169 da OIT.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.