VOLTAR

Índios iniciam resistência

A Crítica (Manaus - AM)
04 de Abr de 2000

Representantes indígenas de todas as regiões do Amazonas deverão participar, em Manaus, de uma caminhada de denúncia e afirmação, em um ato previsto na programação local do Movimento de Resistência Indígena, Negra e Popular. O Movimento propõe uma discussão diferente sobre a data de aniversário dos 500 anos do país, sob a ótica da expressão: "O Brasil que a gente quer são outros 500". A expectativa é que essas mobilizações alcancem um grande número de participantes, cerca de quase dois mil índios, tornando-se um fato inédito no país.
O professor de História, Luís Balcar, criticou negativamente as comemorações oficiais da data. Segundo ele, essas celebrações constituem um desserviço à Nação. Outro ponto em destaque diz respeito a segurança das lideranças indígenas participantes das manifestações contrárias à data comemorativa. Em decorrência de um Manifesto enviado por lideranças Ticuna, a segurança dos índios deverá ser reforçada.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.