VOLTAR

Índios denunciam agressões na área da usina de Teles Pires

OESP, Economia, p. B6
03 de Abr de 2012

Índios denunciam agressões na área da usina de Teles Pires

CUIABÁ

Indígenas caiabis, apiacás e mundurucus sofreram ameaças após a paralisação das obras da hidrelétrica de Teles Pires I, na região de Alta Floresta (812 km de Cuiabá) por determinação da Justiça Federal, segundo a advogada indigenista Jamilye Salles.
Os índios vivem na área de impacto da usina e denunciam ter sido agredidos verbalmente no fim de semana por trabalhadores da obra. Eles dizem que tiveram motores dos seus barcos roubados, segundo a advogada. O Ministério Público Federal instruiu os indígenas não circularem sozinhos na cidade e a evitarem confrontos. "A maioria já voltou para as aldeias, mas estamos pedindo que tenham cuidado", disse a procuradora Jacira Monteiro de Assis Bulhões.
A Companhia Hidrelétrica Tele Pires (CHTP), que detém a concessão do empreendimento, não comentou a denúncia dos índios. Ao ser notificada da liminar que parou a obra, a empresa divulgou nota na qual afirma que a decisão judicial coloca em risco o emprego de aproximadamente 2.300 trabalhadores, além de levar à suspensão de contratos com fornecedores de bens e serviços e à interrupção dos programas ambientais e sociais do Programa Básico Ambiental.
No sábado, índios divulgaram documento assinado por 58 líderes das três etnias, denunciando agressões e manifestando apoio à liminar que barrou a obra.
Licença. O Ministério Público Federal manifesta-se contra a destruição d as corredeiras de Sete Quedas do Teles Pires. "É uma área sagrada dos índios caiabis e um nascedouro de peixes que alimentam a população indígena", diz o procurador Felício Pontes.
A juíza federal de Mato Grosso, Célia Regina, que concedeu a liminar, afirma que a licença de instalação não atende às normas legais de licenciamento ambiental. Segundo ela, o Ibama emitiu a licença sem ouvir os povos indígenas afetados, o que descumpre obrigação do País de aplicar a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho sobre povos indígenas e tribais. / FÁTIMA LESSA, ESPECIAL PARA O ESTADO

OESP, 03/04/2012, Economia, p. B6

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,indios-denunciam-agressoes-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.