VOLTAR

Índio xucuru é assassinado com dois tiros

Jornal do Commercio (PE)
01 de Mar de 2007

Um índio da etnia Xucuru foi assassinado, anteontem à noite, no município de Pesqueira, Agreste do Estado, a 213 quilômetros do Recife. Edilson Correia dos Santos, 45 anos, morreu após ter sido atingido por dois tiros, quando deixava a casa da sua mãe, localizada na Aldeia Cana-Brava II. O crime, cometido por dois homens ainda não identificados pela polícia, foi presenciado pelo filho do índio, de 5 anos.
A Delegacia de Pesqueira não descarta nenhuma hipótese, mas admite que a principal linha de investigação é de crime de vingança. "As primeiras informações é de que ele jantou na casa da mãe, dormiu, e resolveu sair do local quando já era noite. Praticamente na frente da residência, dois homens o abordaram e efetuaram os disparos. Parece-me que eles já estavam preparados para cometer a execução. Porém, vamos analisar todas as vertentes", comentou o agente de polícia Inaldo Cursino.

Ontem pela manhã, uma equipe da Polícia Civil esteve na aldeia. Os depoimentos da mãe e de outras testemunhas que presenciaram o crime devem ocorrer nos próximos dias. Até o fim da noite de ontem, nenhum suspeito havia sido detido. "A arma, da qual saiu os projéteis que atingiram o índio, era, provavelmente, uma espingarda. Estamos em diligências para tentar identificar quem possui armas de grosso calibre na região", garantiu Cursino.

Outro assassinato de índio da etnia Xucuru foi registrado em setembro de 2005. Geneci Neves da Silva, 47 anos, morreu com um tiro quando voltava de uma plantação no Sítio Juazeiro, na zona rural de Poção, também no Agreste, a 250 quilômetros da capital.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.