VOLTAR

Índio ganha conselho de educação

A Crítica (Manaus - AM)
15 de Mai de 1998

O governador do Amazonas assinou um decreto que institui o Conselho Interinstitucional de Educação Escolar Indígena do Amazonas, durante o encerramento do 1o Seminário de Educação Escolar Indígena. De acordo com o consultor da Seduc, o antropólogo Ademir Ramos, um dos objetivos do Conselho é garantir que a educação escolar oferecida aos índios obedeça a três princípios: educação diferenciada, processo de autoaprendizagem e respeito às diversidades culturais, incluindo a manutenção da língua interna.
Durante o encerramento do Seminário também aconteceu a assinatura, pelo presidente da Funai, Sullivan Silvestre, da portaria de identificação e delimitação das TIs do Vale do Javari, contemplando, entre outros, os índios Kanamari, Korubo, Kulina, Marubo, Matis.

Cinco comunidades indígenas do Amazonas deverão passar a ter energia solar. Se o projeto obtiver sucesso, a expectativa é de que seja ampliado para outras comunidades da região.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.