VOLTAR

Indígenas fecham a TO-020 em protesto após prisão de xerente

G1- http://g1.globo.com
22 de Mai de 2014

A prisão de um jovem da etnia xerente resultou em um protesto na manhã desta quinta-feira (22), em Tocantínia, a 80 km de Palmas. Indígenas fecharam a TO-020 por aproximadamente três horas, próximo à reserva xerente, localizada entre o município e Lajeado. Eles reivindicam que o jovem seja liberado em um prazo de 24 horas e ameaçaram bloquear novamente a rodovia se a solicitação não for atendida.

Elivaldo Wakeiwy Xerente, de 21 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Militar na noite da última sexta-feira (16). Ele é suspeito de tentar roubar uma motocicleta em uma casa da Vila Jacó, em Tocantínia, onde teria ainda agredido o proprietário. Conforme o auto da prisão, registrado na Delegacia de Polícia Civil de Miracema, Elivaldo admitiu que havia ingerido bebida alcóolica e disse que estava arrependido do crime.

Segundo Romário Srowasde Xerente, de 22 anos, representante da Liderança Jovem Indígena, o suspeito continua preso de forma ilegal, porque deve permanecer sob a custódia dos órgãos federais, como a Fundação Nacional do Índio (Funai). Ainda de acordo com ele, é comum que moradores da região atuem de forma violenta contra os indígenas.

No auto da prisão de Elivaldo consta que os policiais civis tentaram entrar em contato com a Funai e também com o Pólo de Saúde Indígena de Tocantínia, na madrugada do dia 17, mas que os órgãos só funcionam em horário comercial.

A Funai explicou que como o indígena responde por roubo, cabe à Defensoria Pública cuidar do caso, mas que vai acompanhar e auxiliar no que for necessário. Segundo a Defensoria Pública, o órgão já está ciente do caso e solicitou à justiça que o suspeito possa responder ao processo em liberdade.

http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2014/05/indigenas-fecham-020-e…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.