VOLTAR

Indígenas entram com ação na Justiça e pedem afastamento do presidente da Funai

Congresso em Foco- UOL:
Autor: Congresso em foco
05 de Out de 2021

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva, é alvo de um pedido de afastamento por improbidade administrativa a ser entregue nesta quinta-feira (5) pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) à Justiça Federal de Brasília.

O coletivo recorreu à Defensoria Pública da União (DPU), que propôs ação civil pública contra o governo federal e a Funai para tentar garantir o direito dos povos originários.

Segundo o pedido, Marcelo Augusto Xavier trabalha para inviabilizar a demarcação de terras indígenas, facilita a grilagem de terras e se omite na defesa judicial dos direito indígenas. A condução das políticas sanitárias de proteção à população indígena ao longo da pandemia do coronavírus também foi citada

.Para a Apib, o governo Bolsonaro apresenta "um grande risco" por ser ligado aos ruralistas do país.

"Nós vamos levar ao conhecimento da Justiça Federal vários atos que o presidente da Funai vem praticando nesses últimos anos que vão desde o abandono da defesa dos povos indígenas, atuação contrária aos direitos dos povos indígenas e perserguição aos povos e organizações indígenas. E com isso fica muito claro que o presidente Marcelo Xavier tem atuado ferindo os princípios constitucionais que orienta a administração pública federal e essa será a base do pedido de afastamento", destaca o coordenador jurídico da Apib, Luiz Henrique Eloy Terena.

FONTE: https://congressoemfoco.uol.com.br/area/governo/indigenas-entram-com-ac…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.