VOLTAR

Impasse entre instituto e madeireiros pode acabar

Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT
28 de Ago de 2002

O deputado Ricarte de Freitas disse ontem, após participar de uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rômulo de Mello, e o ministro Euclides Scalco, secretário-geral da Presidência da República, que "venceu o bom senso", e que a retirada de madeira com projetos de manejo voltará a ser autorizada.

Ricarte também informa que que os projetos que foram suspensos voltarão a receber normalmente as Autorizações para o Transporte de Produtos Florestais (ATPF).

Foram liberadas as autorizações inclusive para aqueles projetos que foram protocolados há mais de dois meses e ainda não foram vistoriados, conforme instrução normativa do próprio Ibama.

Hoje, o presidente do Instituto reúne-se, em Brasília, com todos os gerentes regionais do Ibama em Mato Grosso e com o diretor da Fema, Paulo Leite.

Desse encontro espera-se um acordo para que, dentro de 90 dias, todos os projetos de reserva legal da área estejam regularizados. A Fema assumirá o compromisso de, no prazo desses três meses, emitir todas as LAUs (Licença Ambiental Única).

A intervenção do ex-governador Dante de Oliveira e do senador licenciado Antero Paes de Barros, candidato a governo do Estado, foi decisiva para que o deputado Ricarte de Freitas marcasse o encontro de ontem com o ministro Euclides Scalco, na Presidência da República. Até a tarde de ontem, o gerente regional do Ibama em Sinop ainda não havia recebido comunicado oficial do Ibama sobre o assunto.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.