VOLTAR

IDS lança relatório que analisa publicações de parlamentares sobre meio ambiente

Congresso em Foco - https://congressoemfoco.uol.com.br/legislativo
29 de Mar de 2021

IDS lança relatório que analisa publicações de parlamentares sobre meio ambiente

Por Congresso Em Foco Em 29 mar, 2021

O Instituto de Democracia e Sustentabilidade passa a publicar o Painel Parlamento, um conjunto de análises colaborativas feitas com base em dados sobre a atuação de senadores e deputados brasileiros em temas da pauta socioambiental. Votações, propostas legislativas, participações em debates em redes sociais, e as principais iniciativas foram examinadas e detalhadas.

O primeiro relatório - Parlamento Socioambiental nas Redes Sociais - apresenta uma análise sobre a atuação parlamentar nas redes sociais sobre o licenciamento ambiental, a regularização fundiária e a política ambiental do governo Bolsonaro. A pesquisa leva em conta posts dos parlamentares em relação aos assuntos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.

Licenciamento Ambiental
No total, em 2020, foram mapeados 321 posts sobre este assunto publicados nas contas do Twitter, Instagram, Facebook e Youtube de parlamentares federais. E 85 deputados publicaram ao menos um post sobre o tema em 2020. Sobre o tema, os partidos que obtiveram mais de 15 posts cada, no somatório das publicações de seus membros sobre o tema, foram: DEM (95 posts, 5 parlamentares), PT (81 posts, 38 parlamentares), PSB (20 posts, 5 parlamentares), MDB (18 posts, 4 parlamentares), PSOL (18 posts, 3 parlamentares) e PSL (15 posts, 7 parlamentares).

Do total de 85 deputados que postaram sobre o tema de licenciamento ambiental: 36 são de partidos governistas; 3 de partidos independentes; e 46 são de partidos de oposição.

Regularização Fundiária
Sobre regularização fundiária, foram identificados 167 deputados que se manifestaram em quase 1,1 mil posts em 2020. 67 deputados de partidos de oposição se manifestaram em 367 postagens e 96 deputados de partidos de base governistae se manifestaram em 609 postagens. No total, durante o ano de 2020, 58 líderes ou vice-líderes, o que corresponde a mais de 11% da Câmara de Deputados, manifestaram-se em suas redes sociais sobre o tema.

Política Ambiental
Foram mapeados 763 posts com a expressão "política ambiental", publicados por 126 deputados de 19 partidos na Câmara. No Senado, a ferramenta detectou 91 postagens em redes sociais com a expressão, promovidas por 20 senadores de dez diferentes partidos.

Esse relatório relativo às redes sociais dos parlamentares integra o Painel Parlamento Socioambiental, realizado por diversos parceiros da sociedade civil do campo do advocacy socioambiental. Essas análises mostrarão como tem atuado o Congresso Nacional num período da história brasileira em que as ameaças de retrocessos na legislação ambiental brasileira nunca foram tão graves.

Contribuem para essa avaliação, organizações do Grupo de Trabalho Socioambiental da Rede de Advocacy Colaborativo (RAC) e do Observatório do Clima, além do Instituto Socioambiental (ISA), do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), da ACT Promoção de Saúde, do WWF-Brasil, da Dado Capital, laboratórios de inteligência artificial da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Federal de Minas Gerais (UFMG), dentre outros parceiros.

Depois desse primeiro relatório das redes sociais, serão lançados o relatório Plataforma Parlametria, sobre mais de 800 proposições legislativas entre 2019 e 2020 e a pesquisa de opinião, realizada pelo Congresso em Foco, com base em entrevistas de 154 deputados e 25 senadores, com 15 perguntas a respeito dos principais temas socioambientais em debate no parlamento.

https://congressoemfoco.uol.com.br/legislativo/ids-lanca-relatorio-que-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.