VOLTAR

Ibama proíbe embargo de obra de interesse público por agente

FSP, Mercado, p. B5
17 de Jul de 2010

Ibama proíbe embargo de obra de interesse público por agente
Decisão ocorre após fiscais determinarem paralisação de porto de Santos

Nancy Dutra
De Brasília

O Ibama proibiu que agentes de fiscalização do órgão embarguem obras e atividades consideradas de interesse público, como portos, aeroportos, hidrelétricas e rodovias.
A decisão foi tomada após três fiscais de São Paulo determinarem, na semana passada, a paralisação do porto de Santos. A interdição durou três horas, até a superintendência nacional do Ibama anular o ato e afirmar que a ação foi uma "iniciativa isolada" e sem autorização.
Até a última segunda-feira, quando a portaria foi editada, os agentes do órgão tinham o poder de embargar cautelarmente as obras -quando há risco imediato ao ambiente ou à saúde pública. Agora, o embargo terá de ser submetido a uma avaliação prévia do presidente do Ibama, Abelardo Bayma.
A medida atende a uma preocupação do governo federal em um momento de anúncios de grandes investimentos que podem sofrer atrasos por conta da fiscalização ambiental, como a construção da usina de Belo Monte e a do trem-bala.
"Queremos frear atitudes deslocadas e arbitrárias, que representam um prejuízo inestimável para o país", afirmou o diretor de proteção ambiental do órgão, Luciano Evaristo.
Os fiscais de São Paulo foram suspensos e respondem a processo disciplinar. "Não podemos deixar malucos agir assim. É importante para limitarmos as ações", completou Evaristo.
A assessoria jurídica da Asibama, associação dos servidores do Ibama, estuda os impactos da portaria. Segundo o presidente Jonas Moraes Corrêa, a análise determinará as possíveis ações da entidade contra o Ibama.

FSP, 17/07/2010, Mercado, p. B5

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me1707201017.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.