VOLTAR

Governo vai indenizar indígenas expulsos de terreno em Manaus

Portal Amazonia
19 de Mar de 2008

Famílias indígenas expulsas de terrno particular, na área conhecida como Lagoa Azul, zona Norte, vão ser indenizadas pelos governo do Estado. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (19), durante uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS).

A secretária de Desenvolvimento Sustentável, Nádia Ferreira, abriu a reunião com um pedido de desculpas. Ela alegou que o estado ainda não havia lidado com reintegrações de posse envolvendo indígenas no papel de invasores.

Além do pedido de desculpas, o governo do Amazonas vai pagar por possíveis prejuízos causados aos indígenas durante a ação. Ficou definido que cada família deve receber R$ 10 mil e os indígenas solteiros vão receber R$ 5 mil.

O presidente da Fundação dos Povos Indígenas (FEPI), Bonifácio Baniwa, afirmou que o órgão vai acompanhar o processo e definir como o dinheiro será utilizado pelos índios.

Memória

Na semana passada, a Polícia de Choque desocupou uma área de 180 mil m2 na zona Norte de Manaus. No local havia cerca de mil famílias, das quais 59 eram indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.