VOLTAR

Governadora visita norte do Estado e se emociona na abertura dos VIII Jogos Indígenas

Jornal do Dia-Macapá-AP
19 de Nov de 2002

Depois da visita a Laranjal do Jari, na semana passada, a governadora do Estado, Dalva Figueiredo, foi ao município de Oiapoque para inaugurar outras obras, participar da abertura dos VIII Jogos Indígenas e também agradecer à população pelos votos recebidos no último pleito eleitoral.

Emoção
Na Aldeia do Manga, há nove quilômetros da sede do município, a governadora Dalva Figueiredo, como convidada de honra, fez a abertura oficial dos VIII Jogos Indígenas do Amapá.
Coordenada pelo Departamento de Desporto e Lazer (DDL), a competição esportiva vai até o dia 24 de novembro e terá a participação de 23 aldeias, distribuídas em três etnias (Karipuna, Galibi e Palikur).
No campo de futebol da Aldeia do Manga, ao lado dos caciques Luciano e Estácio (também vereador), depois de ser presenteada pelos nativos com um cocar, símbolo da cultura indígena, a governadora fez um discurso que ficou marcado pela emoção. "Em abril passado, quando o (João Alberto ) Capiberibe deixou o Governo, ele disse que o Amapá teria um novo cacique. E que, no próximo encontro com as lideranças indígenas, seria 'uma cacique de saia'. A cacique não tem o hábito de usar saia, usa mais calça comprida (apontando para a roupa que usava). Mas sei do grande respeito que ele tinha e tem de vocês. Por isso, me esforcei muito para ter esse mesmo respeito e amizade. De forma que a minha responsabilidade foi muito grande...", disse a governadora, visivelmente emocionada e aplaudida por todos. Dalva lembrou das reivindicações do cacique Luciano, dizendo que "hoje ele comemora a energia elétrica que trouxemos a sua aldeia, assim como, em breve, outras aldeias, que precisam de mais horas de energia, também vão comemorar". E falou das ações na área da educação que este ano, com incentivo do seu governo, as universidades do Amapá podem ainda aplicar as provas do Vestibular nas aldeias, sem que seja preciso o deslocamento dos indígenas à capital.
Sobre as olimpíadas que alcançam o oitavo ano consecutivo, Dalva disse que a atividade esportiva é um direito de todos e a descentralização de recursos, possibilitando a realização do evento, não pode mais parar, "porque vocês não devem permitir que as olimpíadas não se realizem". Sobre o governador eleito, Waldez Góes (PDT), que declarou o conhecer há muitos anos, "tem certeza que vai ter sensibilidade para dar continuidade aos projetos que contemplam as populações indígenas".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.