VOLTAR

Gasoduto de Urucu: ANP pode intervir

Estadão do Norte-Porto Velho-RO
08 de Ago de 2002

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) pode intervir na questão sobre o transporte de gás natural da petrolífera de Urucu, no Amazonas, determinando o meio mais seguro na condução do produto - se em barcaça ou gasoduto. "Por enquanto a Agência não tem poder legal de interferir no processo. Agora, se o Governo Federal, através do Conselho Federal de Política Energética, determinar à ANP que intervenha no caso, aí a coisa é bem diferente". A declaração é do superintendente de Comercializa-ção e Movimentação de Gás Natural da ANP, João Carlos Loss, durante o Seminário Nacional "Meio Ambiente. Gás e Petróleo na Amazônia", realizado em Manaus (AM).
A discussão em torno do transporte do gás começou no ano passado, comprometendo, até então, somente o projeto que liga a petrolífera de Urucu a Manaus, sendo o governo do Amazonas favorável ao transporte por barcaças, enquanto a Petrobras por gasoduto. O ponto máximo do embate, no entanto, após intervenções jurídicas e políticas, aconteceu no mês passado, quando a Assembléia Legislativa do Amazonas aprovou o projeto de lei no 91/2002, que condiciona a construção de qualquer gasoduto à autorização do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Acontece que a medida é genérica e atinge também o processo de implantação do gasoduto Urucu-Porto Velho, que foi interrompido. Com isso, o processo deve iniciar do zero, subentendido aí uma nova avaliação do estudo de impacto ambiental e a realização de novas audiências públicas, partes do processo que já haviam sido concluídas pelo Ibama, antes responsável técnico pela avaliação de projetos de gasodutos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.