VOLTAR

Construção do Porto das Lajes será discutida em audiência no Congresso Nacional

A Crítica - http://acritica.uol.com.br/
08 de Dez de 2011

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizará audiência pública sobre a implantação de terminal portuário na área do Encontro das Águas (confluência entre os rios Negro e Solimões), em Manaus (AM). O debate foi proposto pelo deputado Sarney Filho (PV-MA), mas ainda não tem data para ser realizada, segundo a assessoria de imprensa do parlamentar.

Informações divulgadas pela assessoria do deputado dizem que o Terminal Portuário das Lajes foi projetado para operacionalizar contêineres, com capacidade para receber, simultaneamente, dois navios de grande porte.

Ele afirma que a proposta é fazer o escoamento de parte da produção do Distrito Industrial de Manaus, para as regiões Sudeste, Sul e Nordeste.

"O processo de licenciamento ambiental, que hoje é conduzido pelo Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), apesar do empreendimento estar localizado em um rio federal, é criticado por ambientalistas e tem sido alvo de várias ações, tanto por parte do Ministério Público Federal como Estadual", informa o deputado.

Sarney Filho afirma que o objetivo do debate é avaliar os impactos da implantação do empreendimento, no que diz respeito aos aspectos ambientais, sociais, paisagísticos e econômicos.

Serão convidados para a reunião representantes do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional no Amazonas (Iphan) e da empresa Lajes Logística S.A e do Ministério Público Estadual.

A bióloga Elisa Wandelli, integrante do movimento SOS Encontro das Águas, enviou comunicado sugerindo uma "melhoria na metodologia da audiência pública", que inclui o Ministério Público Federal no Amazonas, o antropólogo Ademir Ademir, um diretor nacional do Iphan e o arqueólogo Eduardo Góes Neves.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Construcao…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.