VOLTAR

CDH debate situação dos povos indígenas

Senado Nacional - http://www12.senado.gov.br
17 de Abr de 2013

A presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), senadora Ana Rita (PT-ES), abriu há pouco debate do colegiado sobre a situação dos povos indígenas e os principais problemas que afetam essas comunidades. Solicitada pela própria senadora, a reunião marca o Dia Nacional do Índio, comemorado em 19 de abril.
VEJA MAIS

Em audiência pública na quinta, CDH discutirá situação dos povos indígenas

Conflitos nas demarcações de terra, uma política de proteção aos territórios indígenas e as dificuldades de trabalho dos funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) devem dominar o debate desta quinta-feira (18).

A audiência pública acontece dois dias após cerca de 700 índios ocuparem o Plenário da Câmara dos Deputados para protestar contra a criação de uma comissão especial sobre terras indígenas. A comissão foi criada para analisar a Proposta de Emenda à Constituição 215/2000, que dá ao Congresso Nacional poderes para demarcar terras indígenas, responsabilidade que hoje pertence ao Executivo por meio da Funai. A PEC é criticada pelos índios.

Para discutir o tema foram convidados Cleber Buzatto, secretário-geral do Conselho Indigenista Missionário (Cimi); Déborah Duprat, subprocuradora-geral da República; José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça; Otoniel Guarani Kaiowá representante da comunidade indígena Guarani-Kaiowá; deputado federal Padre Ton (PT-RO), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas; e Suzie Silva Vito, representante da comunidade Guarani, aldeia Jaguapiru (Dourados-MS).

A reunião está sendo realizada na sala 2 da Ala Nilo Coelho do Senado.

http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2013/04/18/cdh-debate-situ…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.