VOLTAR

Bolsonaro cita linhão entre Manaus e Boa Vista como exemplo de 'tudo em que o MPF se mete'

Amazonas atual https://amazonasatual.com.br/
20 de Mai de 2019

Ao criticar o rigor do MPF (Ministério Público Federal) no controle de empreendimentos que exigem análise de impacto ambiental, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) citou o impasse na construção do linhão de energia entre Manaus e Boa Vista (RR), mais conhecida como Linhão de Tucuruí. A extensão da rede até a capital de Roraima foi paralisada por obstrução dos Waimiri Atroari. Os fios de transmissão e as torres passarão pela reserva indígena entre os dois estados. O licenciamento ambiental se arrasta desde 2011. As declarações de Bolsonaro foram publicadas pelo jornal O Globo.

O presidente discursou na Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) nesta segunda-feira, 20. Bolsonaro afirmou que "em tudo o MPF se mete. Algumas vezes com razão, em outras não", e isso acaba inviabilizando ações do governo federal.

"Tudo o MP se mete. Algumas vezes com razão, em outras não. E inviabiliza aquela obra. Uma reserva indígena não nos permite passar o Linhão (do Tucuruí), mas parece que vamos resolver agora. Falei com meu Conselho de Defesa Nacional. A Funai queria um prazo até 15 de maio para ouvir os índios. Esse "ouvir" cada um entenda como bem entender. Se Deus quiser vamos resolver a questão neste ano. Quando falamos em energia, sem energia não levantamos da cama de casa", afirmou o presidente.

O linhão entre Manaus e Boa Vista tem 715 quilômetros de extensão e aproximadamente 120 km atravessa a terra indígena. Em fevereiro deste ano, Bolsonaro afirmou que iria manter "o diálogo com os povos indígenas", mas que o aval deles deixaria de ser um fator condicionante para a concessão da licença. Isso se daria com o decreto considerando o linhão como "segurança nacional".

Com a conclusão do linhão, Roraima passaria a ficar interligado com o SIN (Sistema Interligado Nacional) e deixaria de ser dependente da energia da Venezuela. A pressa pela conclusão da obra acontece em momento em que o presidente Nicolás Maduro ameaça cortar o fornecimento para o Estado brasileiro.

https://amazonasatual.com.br/bolsonaro-cita-linhao-entre-manaus-e-boa-v…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.