VOLTAR

Área de Preservação Permanente volta a ser ocupada, em Manaus

G1 - http://g1.globo.com/
Autor: Marcos Dantas
08 de Ago de 2013

Cerca de 300 pessoas foram encontradas em um terreno particular no ramal Santa Marta, bairro Colônia Terra Nova, Zona Norte de Manaus, nesta quinta-feira (8). No local, que é uma Área de Preservação Permanente (APP), foram encontradas fogueiras, demarcações de território e placas indicando "donos" de frações de terra, o que segundo a Polícia, caracteriza uma invasão não consolidada.

Esta é a segunda vez que o fato ocorre no mesmo local. Nesta quarta (7), o Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM), já havia constatado uma série de crimes contra o meio ambiente de autoria desconhecida, orientado as pessoas que estavam no terreno a desocupá-lo. Voltando ao local realizando um sobrevoo de helicóptero sobre o terreno, a polícia viu que os ocupantes haviam retornado, desta vez em maior número.

Nesta quinta (8), mais terçados e carrinhos de mão foram encontrados no terreno, sendo que, ao contrário do que foi visto na primeira intervenção da Polícia, a maior parte das ferramentas estavam escondidas.
A PM constatou ainda que os ocupantes usaram fogos de artifício para alertar sobre a chegada da polícia e reunir-se em um campo de futebol que fica nas proximidades. O grupo, que conta com uma grande quantidade de mulheres e crianças, mais uma vez foi orientado a deixar o local.

O Batalhão Ambiental afirma que a polícia já identificou o proprietário do terreno, que foi notificado para que cuide da propriedade, construindo um muro que preserve o local de invasores. Segundo o Batalhão, caso a ocupação avance, os danos ambientais serão irreversíveis.

Ainda de acordo com o Batalhão Ambiental, o proprietário do latifúndio disse que já procurou a polícia e a Justiça para retirar os ocupantes do terreno e que no fim da tarde desta quinta-feira entrou com o pedido de reintegração de posse no Comando Geral da Polícia.

http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2013/08/area-de-preservacao-per…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.