VOLTAR

Aneel prorroga edital para linhas de transmissão do Rio Madeira

Agência Brasil - www.agenciabrasil.gov.br
Autor: Sabrina Craide
21 de Out de 2008

Brasília - O leilão para concessão de linhas de transmissão que irão levar a energia gerada nas hidrelétricas do Rio Madeira, em Rondônia, ao Sistema Interligado Nacional deverá ser realizado no dia 28 de novembro. A data prevista anteriormente era 31 de outubro, mas a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu hoje (21) adiar a disputa.

De acordo com o presidente da Comissão de Licitações da Aneel, Hévio Neves Guerra, a agência decidiu mudar a sistemática de escolha da tecnologia que será empregada (corrente contínua ou corrente híbrida), nos casos em que não houver interessados em um dos lotes do leilão.

Antes, quando um dos cinco lotes de uma das opções tecnológicas ficava sem interessado na disputa, os preços eram recalculados, o que poderia gerar um aumento na tarifa final. Agora, se um dos lotes ficar vazio, toda a opção tecnológica ficará de fora do leilão. "Nós trouxemos a possibilidade de ter uma tarifa menor para o consumidor com essa nova metodologia de opção tecnológica", disse.

Guerra disse que a mudança na data do leilão não vai atrasar o início da transmissão de energia das Usinas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira. "As únicas alterações foram a data de realização do leilão e alguns prazos administrativos. O prazo operacional para a construção da linha não foi alterado."

Segundo ele, apesar dos pedidos de adiamento feitos por alguns empreendedores do setor elétrico, preocupados com a diminuição da oferta de crédito no mercado, esse fator não foi levado em conta para a decisão de adiar o leilão. "É lógico que a Aneel está sensível a essas questões, mas não seria esse o fato a levar a uma alteração da data de realização do leilão", disse Guerra.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.