VOLTAR

Águas Belas // PF deve investigar assassinato de índio

Diário de Pernambuco - http://www.diariodepernambuco.com.br/
21 de Jul de 2009

A Polícia Federal de Caruaru irá investigar a morte do índio João Barbosa, 28 anos, da tribo Fulni-ô de Águas Belas, morto no último sábado, ao sair de uma partida de futebol. O irmão da vítima, Rudi Barbosa, 26, também foi baleado, socorrido para o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, e sobreviveu. De acordo com a assessoria de imprensa do HRA, Rudi passou por uma cirurgia e não corre risco de morte.

De acordo com a administradora da Funai em Pernambuco, Estela Parnes, há informações de que o crime foi praticado por dois homens brancos em uma moto que dispararam contra os índios logo após o jogo no campo de futebol do município. "Como foi um branco que matou um índio, o caso passa a ser da Polícia Federal", revelou. Para a Funai, o crime pode ter sido motivado por vingança. "Não acreditamos que tenha nada a ver com disputa de terra. Pode ter sido uma questão de vingança pessoal", disse Estela Parnes. O caso foi registrado pelo plantão da delegacia de Garanhuns. No início da noite de ontem, o delegado de Águas Belas, João Maurício da Rocha, acreditava que as investigações iriam ser feitas pela Civil. "Logo que recebermos a ocorrência iremos iniciar as investigações", disse. João Barbosa foi atingido por tiros nas costas, braços e tórax e morreu no local.

O corpo dele foi enterrado ontem no cemitério de Águas Belas. No ano passado, o índio Moseni Araújo, 38, da tribo Truká, que era candidato a vereador, foi morto em frente ao seu comitê eleitoral, em Cabrobó. Em 2007, o índio Xucuru José Lindomar Santana foi assassinado na aldeia São José, em Pesqueira. Ele era filho do chefe Francisco de Assis Santana, morto em 2001.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.