VOLTAR

Acordo prevê três metas de corte de gases-estufa

Valor Econômico, Internacional, p.A13.
12 de Abr de 2018

Acordo prevê três metas de corte de gases-estufa

As emissões de gases-estufa do transporte marítimo podem ser reduzidas através de uma estratégia de curto, médio e longo prazo. Este ponto está no texto do presidente dos grupos de trabalho da rodada de negociações da Organização Marítima Internacional (IMO), o norueguês Sveinung Offedal.
O ponto mais controverso do texto, que vazou ontem no Twitter, é o que expressa a meta de longo prazo e permite dupla leitura. Diz que as emissões dos navios deveriam atingir o pico o mais rápido possível e ter um corte de pelo menos 50% em 2050 em relação aos níveis de 2008. O setor deveria se descarbonizar neste século. A redação é ambígua e permite outra interpretação, de que a descarbonização deveria acontecer até 2050.
Outro ponto sugere que as metas de eficiência dos navios novos seja fortalecida. Outra meta, descrita em intensidade de carbono, prevê redução mínima de 40% em 2030 e 70% em 2050, em comparação aos níveis de 2008.
Espera-se acordo até sexta-feira, quando acaba a reunião em Londres. O texto pode ir a votação em plenário e aprovado por maioria.
Um texto publicado no site do Observatório do Clima e assinado por Mark Lutes, conselheiro global de política climática do WWF, diz que a ONG defende a meta de descarbonização completa do setor em 2050. Mas cita que o acordo deveria contemplar "medidas para endereçar os impactos desproporcionais que possam ser demonstrados sobre países em desenvolvimento, em especial países menos desenvolvidos e pequenas ilhas".
Os negociadores brasileiros estão sob intensa pressão para que o país mude sua posição de não se comprometer com metas absolutas de corte. A cautela do governo se explica pelo temor do impacto que tais medidas podem ter na economia do país, que está distante dos mercados compradores de commodities e em desvantagem geográfica em relação aos concorrentes.

Valor Econômico, 12/04/2018, Internacional, p.A13.

http://www.valor.com.br/internacional/5446385/acordo-preve-tres-metas-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.