VOLTAR

Xixi no parlatório

O Globo, País, p. 6
23 de Nov de 2016

Xixi no parlatório
Manifestantes, em ato contra teto de gastos, chegaram a urinar do lado de fora do Planalto

Em ato contra o teto para gastos, índios fazem fila para urinar em colunas do Palácio do Planalto. Símbolo da troca do poder na República, o parlatório do Palácio do Planalto acabou servindo de banheiro para integrantes de um grupo de manifestantes de etnias indígenas, em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita o crescimento dos gastos públicos. Cerca de 300 indígenas, segundo os organizadores, participaram do ato em Brasília.
O protesto acabou por volta de 14h e teve cerca de quatro horas de duração. O Planalto não estimou o número de manifestantes. As entradas do Planalto ficaram fechadas, e a segurança foi reforçada, inclusive na rampa do Palácio.
Em documento entregue pelo grupo, os índios afirmam que são contra o "programa neoliberal do governo" e "todo e qualquer retrocesso nos nossos direitos já conquistados, com muita luta e sangue derramado". Eles pedem mais verbas para órgãos de demarcação de terra e também criticam o Judiciário e o Legislativo, que dão o "aval" para o governo de Michel Temer.
Os indígenas identificam-se como sendo de tribos como pataxó, avá-canoeiro, kanfla, guarani, tumbalalá e krikatí. O público só pode entrar pelos fundos do Palácio do Planalto, por meio da garagem. Represente da Secretaria de Governo, Henrique Vila manteve contato com os manifestantes durante o protesto.
À tarde, representantes do grupo foram recebidos pelos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo).

O Globo, 23/11/2016, País, p. 6

http://oglobo.globo.com/brasil/indios-urinam-na-entrada-do-planalto-em-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.