VOLTAR

Vídeo mostra agressão de militares a quilombola

FSP, Poder, p. A8
13 de Fev de 2014

Vídeo mostra agressão de militares a quilombola
Líder havia alertado Dilma sobre tensão

DO PAINEL, EM BRASÍLIA DE BRASÍLIA

Oficiais da Marinha foram flagrados em vídeo agredindo uma líder quilombola que havia alertado meses antes a presidente Dilma Rousseff sobre o clima de tensão entre os militares e os moradores da comunidade, na Bahia.
A Folha teve acesso às imagens, utilizadas no inquérito para investigar se houve abuso dos militares durante o episódio, ocorrido no último dia 6 de janeiro.
As cenas mostram os irmãos Rosimeire e Edinei dos Santos chegando de carro à área da Marinha que dá acesso à comunidade, que fica na região de Rio dos Macacos, próxima a Salvador.
Eles ficam parados por oito segundos, quando um oficial já chega com o dedo em riste e começa então uma discussão. Rosimeire desce do carro e é jogada ao chão. Num determinado momento, um militar saca uma arma.
Pelo menos seis oficiais estavam no local. Os quatro que abordaram os irmãos foram afastados de suas funções.
À época da briga, a Marinha chegou a divulgar que Rosimeire tentou tomar a arma do militar. Os irmãos negaram. Numa segunda nota, a Marinha disse dias depois que repudiava atos de violência. (ANDRÉIA SADI E FILIPE COUTINHO)
Veja o vídeo
folha.com/no1411074

FSP, 13/02/2014, Poder, p. A8

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/02/1411074-em-video-militares-a…

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/151970-video-mostra-agressao-de-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.