VOLTAR

Vídeo: fotógrafo faz registro raro de onça-pintada amamentando filhote às margens de rio no Pantanal de MT

g1 MT - https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2023/10/03
03 de Out de 2023

VÍDEO: fotógrafo faz registro raro de onça-pintada amamentando filhote às margens de rio no Pantanal de MT
A onça foi batizada como Patrícia e é conhecida na região por estar sempre acompanhada dos filhotes Naurú e Yanomami.

Por Amábile Monteiro*, g1 MT
03/10/2023 15h28 Atualizado há 17 horas

O guia de turismo e fotógrafo Erisvaldo Guilhermino de Almeida flagrou uma onça-pintada deitada às margens do Rio Três Irmãos enquanto amamentava um filhote, na região pantaneira do Porto Jofre, em Poconé, a 104 km de Cuiabá, no último sábado (30). (Veja vídeo acima)

Segundo Almeida, o registro foi feito enquanto ele guiava um casal de turistas que foi conhecer o Pantanal mato-grossense.

"Essa cena não é fácil de ser vista, mas, por incrível que pareça, ela nos mostra o filhote sendo amamentado. Realmente é um registro raro", disse.

A onça foi batizada como Patrícia e é conhecida na região por estar sempre acompanhada dos filhotes Naurú e Yanomami. Na semana passada, a família toda foi flagrada às margens de um rio, enquanto os filhotes eram vigiados pela mamãe.

"É uma sensação de felicidade poder ver isso pela primeira vez e contemplar a bela da biodiversidade que temos no nosso Pantanal de Mato Grosso", ressaltou.

Tradicionalmente, as onças são batizadas pelo primeiro fotógrafo que registra um momento do animal. Naúru é de origem indígena e significa 'animal livre, que traz sabedoria e alegria'. Mas, de acordo com o Instituto Socioambiental (ISA), Yanomami significa "seres humanos".

O fotógrafo contou que as onças que aparecem no vídeo não são monitoradas por instituições ambientais, mas já são conhecidas na região. O mapeamento é feito através das rosetas, que são as pintas das onças. Elas funcionam como uma espécie de "impressão digital" destes animais. Cada uma delas tem a sua marca única e, assim, elas são batizadas com o nome e todas as suas informações vão sendo armazenadas.

🐆Outros flagrantes
Ainda na região de Poconé, um filhote de onça-pintada foi flagrado pelo fotógrafo inglês Chris Brunskill saindo do banho de um rio no Pantanal no início deste mês.

Ao g1, Brunskill contou que teve sorte ao flagrar o pequeno felino ao ar livre, uma vez que os filhotes não costumam ficar expostos e longe da mãe por muito tempo.

*Sob supervisão de Kessillen Lopes

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2023/10/03/video-fotografo-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.