VOLTAR

STF vai ouvir CNBB na ação sobre marco temporal de terras indígenas

Revista Época - https://epoca.globo.com
Autor: Guilherme Amado
14 de Ago de 2020

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil poderá fornecer subsídios para decisão da Corte

O STF aceitou um pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e vai ouvir-los na ação para definir um marco temporal na demarcação de terras indígenas.

A questão é importante porque decidirá se a Constituição de 1988 pode ser usada como marco para ocupação de terras por esses povos. Indígenas que não estivessem na terra no período poderiam perder o direito de ocupá-la.

No pedido da CNBB para ser amicus curiae, ou seja, para poder fornecer subsídios à decisão, o grupo se posicionou a favor dos indígenas, argumentando que a questão não poderia ser definida sem considerar que os povos são os ocupantes originais da terra e que sofreram violência durante a ocupação portuguesa no Brasil e no período da ditadura militar.

A CNBB é representada pelo escritório do ex-presidente da OAB Nacional Cezar Britto.

https://epoca.globo.com/guilherme-amado/stf-vai-ouvir-cnbb-na-acao-sobr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.